Homem arménio livrava motociclistas espanhóis de multas

As autoridades espanholas descobriram o esquema que permitiu a mais de 90 motociclistas livrarem-se de multas. Homem arménio cobrava até 200 euros.

multas

As multas relacionadas com contraordenações de trânsito não são uma questão exclusiva de Portugal. Em Espanha as autoridades, e nomeadamente a Direção-Geral de Trânsito do país vizinho, têm vindo a utilizar novos métodos e tecnologias para apanhar os condutores prevaricadores. Para além dos habituais radares, a DGT espanhola usa com particular eficácia outros meios como helicópteros e até drones. E os condutores acabam por não se livrar das multas…

Bom, nem todos os condutores espanhóis foram multados conforme previsto!

Tudo porque, tal como as autoridades espanholas agora revelaram, um homem de nacionalidade arménia decidiu levar o espírito empreendedor tão propalado pelos políticos europeus para um nível superior, e ilegal, diga-se, livrando dezenas de motociclistas espanhóis de multas que pareciam certas.

Leia também – Tudo o que precisa saber sobre limites de velocidade e multas

multasO esquema agora descoberto funciona de uma forma relativamente simples: o homem, de 28 anos, oferecia-se através de contactos na internet para assumir a culpa das contraordenações dos motociclistas espanhóis.

Para além disso, conseguia com este esquema livrar os motociclistas da perda de pontos na carta de condução, e para isso cobrava valores que iam dos 75 euros aos 200 euros por ponto na carta.

Todo este esquema ilegal parecia estar a funcionar bem para todos os infratores. Até porque, de uma forma incompreensível, o cidadão arménio que assumia a culpa das contraordenações conseguiu acumular uns inacreditáveis 321 pontos negativos na sua carta de condução… que nem sequer era válida para a categoria de motos!

Tudo isto aconteceu sem que a DGT espanhola se apercebesse do que estava a ser feito.

Mas a ilegalidade acabaria por ser revelada quando o mentor deste esquema assumiu uma contraordenação que foi investigada. Nessa investigação as autoridades recorreram às imagens de um radar, e concluíram que o motociclista infrator era na realidade uma mulher e não o cidadão arménio. Além disso, ficou provado que o homem nem sequer estava na região onde foi cometida a infração.

multasPerante a estranha situação, a partir daí desenrolou-se uma investigação mais profunda.

No decorrer da investigação descobriram que este mesmo homem estava ligado a dezenas de outras situações relacionadas com multas de trânsito, assumindo-se sempre como culpado, e foi possível perceber que nenhuma das motos usadas para cometer as infrações era deste homem, e na realidade até a sua carta de condução de automóvel tinha sido apreendida.

O Grupo de Investigação e Análise de Trafego espanhol não precisou de muito mais para descobrir o esquema que este homem arménio tinha montado para livrar motociclistas de multas, e da perda de pontos na carta de condução.

De acordo com as informações agora reveladas pelas autoridades espanholas, até ao momento foram identificados 91 motociclistas, de diferentes regiões de Espanha, e que agora são acusados de crime de falsificação de documentos. A investigação ainda não terminou, e as autoridades admitem que o número de motociclistas que participaram neste esquema ilegal poderá vir a aumentar bastante.