Honda aposta nas estações de carga e troca de baterias

A marca japonesa anunciou que vai começar a instalar no Japão as estações Honda Power Pack Exchanger e: para carga e troca de baterias de motos.

O futuro da Honda passa em grande parte pela eletrificação da sua gama de motos. A marca japonesa faz questão de o destacar em diversos comunicados e momentos dos últimos meses, garantindo que em breve teremos mais novidades sobre as suas motos elétricas para além da scooter EM1 e:.

E enquanto aguardamos pela chegada de novos modelos eletrizantes, a Honda anuncia que está para breve o início da instalação das denominadas Honda Power Pack Exchanger e:, estações de carga e troca de baterias de motos.

Estas estações são fabricadas pela Gachaco Inc., um consórcio que inclui a própria Honda, mas também outros fabricantes como a Yamaha, Suzuki, Kawasaki e a ENEOS Holdings.

hondaApesar da denominação oficial destas estações ser Honda Power Pack Exchanger e:, a verdade é que isso é apenas o nome, pois clientes das outras marcas já referidas podem também deslocar-se a este posto de abastecimento de energia e trocar as baterias das suas motos elétricas por outras que estejam carregadas.

A implementação destas estações de carga e troca de baterias começará apenas no Japão, existindo já planos para alargar a sua introdução no mercado indiano.

Recordamos que a Índia, de acordo com os desejos do seu primeiro-ministro, pretende reduzir a poluição gerada pelos milhões de motos que são utilizadas pelos indianos no seu dia-a-dia, apostando nas motos elétricas. Daí a necessidade de garantir que na Índia existem também estações deste género, até porque é um mercado muito relevante para marcas como a Honda.

As estações Honda Power Pack Exchanger e: estão sempre conectadas a uma Cloud, permitindo que o estado das baterias seja constantemente monitorizado. Desta forma será inclusivamente possível estudar o comportamento dos utilizadores das motos elétricas, o que, no futuro, permitirá otimizar as baterias elétricas removíveis.

Este tipo de estações de carga e troca de baterias não é uma novidade absoluta. Recordamos que em Taiwan, operam 10 marcas de motos elétricas que comercializam cerca de meia centena de modelos, com baterias removíveis, e todas com o mesmo tipo de baterias.

Existem em Taiwan mais de 2300 “GoStations”, estações de carga e troca de baterias, pelo que os utilizadores têm sempre um local próximo onde “abastecer” as suas motos elétricas com energia.

A Honda refere que as Honda Power Pack Exchanger e: serão instaladas inicialmente no Japão, mas confirma que a intenção será trazer estas estações também para a Europa. Recordamos que a marca japonesa anunciou há relativamente pouco tempo um acordo de parceria com o grupo Piaggio e o grupo KTM para desenvolver soluções que ajudem a aumentar o número de motos elétricas na Europa.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!