Definida pela Honda como sendo a opção de entrada na gama da marca japonesa, uma naked de cariz mais utilitário, uma verdadeira ‘faz tudo’, a CB125F apresenta-se renovada para enfrentar a concorrência neste ano de 2025.
As diversas novidades introduzidas na CB125F reforçam o conceito utilitário do modelo, com particular destaque para a estreia do sistema Idling Stop.
Pela primeira vez num dos seus modelos equipados com caixa manual, a Honda combina esse tipo de transmissão com o sistema Idling Stop. Desta forma o motor vai desligar-se / ligar-se automaticamente quando a moto está parada ao ralenti, por exemplo, num semáforo. Isto permite obter uma significativa poupança do ponto de vista do consumo de gasolina anunciado para o motor da CB125F.
Esta unidade motriz é um monocilíndrico eSP – enhanced Smart Power, com arrefecimento por ar, e que agora conta com homologação Euro5+.
O motor de 124 cc e 2 válvulas disponibiliza um pico de potência de 8 kW que surge às 7.500 rpm, com pico de binário de 10,9 Nm a aparecer às 6.000 rpm. O diâmetro e o curso são de 50 x 63,1 mm e a relação de compressão é de 10,0:1.
Isto resulta numa aceleração inicial desde parado até aos 200 metros em 12,4 segundos, mas mais importante, os consumos foram amplamente reduzidos (66,7 km/litro ou 1,5 l/100 km), o que resultará numa autonomia potencial superior a 730 km por cada depósito de 11 litros.
O cilindro é descentrado, o que reduz o atrito entre a saia do pistão e o próprio cilindro, o pistão é arrefecido por um injetor de óleo colocado por baixo, o que, novamente contribui para a diminuição do atrito. As válvulas são acionadas por balanceiros montados em rolamentos de agulhas.
O alternador (ACG – Alternating Current Generator) usado neste motor da CB125F também faz parte da ‘fórmula’ eSP e combina a produção de eletricidade com funções de motor de arranque, poupando peso e simplificando o layout.
O esforço necessário para colocar o motor a trabalhar é reduzido graças ao mecanismo de retorno da cambota que a recoloca em posição antes da admissão do ar – o que dá uma vantagem de arranque ao motor – e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor.
O funcionamento do alternador/motor de arranque foi também concebido para ser extremamente silencioso. A homologação Euro5+ foi conseguida à custa de, entre outras coisas, um novo sensor O2 e nova programação na centralina. A bateria mais forte, de 4 para 6 Ah, garante uma potência de arranque duradoura.
E temos ainda uma caixa de 5 velocidades que aciona uma corrente de transmissão final selada de 428 elos.
A nova Honda CB125F apresenta um design atualizado, que segue a ideia de adaptar a uma moto de menor cilindrada o estilo de ‘moto grande’.
Com base no que foi feito anteriormente, o depósito de combustível adota a largura de outros modelos da família CB, com um dinamismo acrescido nas suas linhas alongadas enquanto a carenagem frontal renovada e a pequena mica escurecida são componentes mais compactos e elegantes, mas continuam a oferecer ampla deflexão do vento, juntamente com as proteções laterais do depósito.
O novo farol dianteiro recorre a tecnologia LED e tem uma assinatura luminosa vertical específica e altamente visível, enquanto o farolim traseiro foi redesenhado e também recorre a tecnologia LED.
Uma novidade bastante relevante na forma como o condutor se ‘conecta’ com a sua CB125F é o novo painel de instrumentos, que passa a ser um ecrã TFT a cores com umas generosas 4,2 polegadas.
Este componente inclui um indicador de mudança engrenada, um indicador do nível de combustível e um relógio. A unidade também tem Bluetooth e a conectividade para smartphones através da aplicação Honda RoadSync foi atualizada.
Isto significa que o condutor pode usufruir de navegação detalhada e direta, bem como a opção (através de um conjunto de microfone/auscultadores Bluetooth no capacete) de o condutor fazer chamadas ou ouvir música. O proprietário só terá de descarregar a aplicação Honda RoadSync, ligar-se à CB125F e estará pronto a arrancar. Para um carregamento cómodo do smartphone, está incluída uma ficha USB-C. O que mantém o equipamento sempre com a sua bateria máxima.
O motor, o coletor de escape, as bainhas e as jantes são todos elementos pintados de preto, destacando o novo design que a Honda definiu para esta nova geração. A ponteira de escape também é preta, mas com acabamento específico a incluir uma proteção térmica cromada.
Outros detalhes que revelam a procura por oferecer aos motociclistas uma moto de qualidade superior são os acabamentos incluem logótipos Honda Wing 3D nas tampas e espelhos/piscas com formato que emula a linguagem de design de toda a moto.
Em termos de condução, a posição de condução da CB125F coloca o tronco do condutor numa postura vertical e, de acordo com a marca, descontraída, com os poisa-pés em posição avançada e um guiador tubular largo que oferece o melhor controlo e confiança ao condutor. A altura do assento é de 790 mm, um valor interessante para condutores de menor estatura, enquanto o passageiro usufruir de mais segurança pois tem disponível uma pega onde se pode agarrar.
Em termos de ciclística, podemos destacar nesta Honda CB125F o recurso a um quadro de alta resistência construído a partir de tubos de aço, que aloja o motor numa coluna central robusta e possui uma geometria que foi concebida para melhorar o equilíbrio entre conforto de condução e estabilidade em linha reta, sem esquecer as capacidades dinâmicas nos momentos de condução mais ‘animada’.
Convém realçar que a Honda anuncia que o peso em ordem de marcha é de 117 kg, um valor bastante baixo e que ajudará a tornar esta naked utilitária numa moto bastante fácil de explorar. Uma característica muito apreciada por motociclistas com menos experiência.
Os dois amortecedores traseiros possuem cinco níveis de afinação da pré-carga da mola e complementam a forquilha telescópica com bainhas de 30 mm de diâmetro. As jantes à frente e atrás são de alumínio fundido, têm 18 polegadas e adotam um design de cinco braços, aumentando a estabilidade e a qualidade de condução nos pisos mais irregulares da cidade.
A travagem está a cargo de disco dianteiro de 240 mm acionado por uma pinça de êmbolo único, combinado pelo travão traseiro de tambor de 130 mm. O sistema de travagem combinada (CBS) será uma ajuda valiosa para quem não tem ainda muita experiência e aplica alguma força de travagem ao disco dianteiro quando se aciona o travão traseiro, para um controlo mais equilibrado do conjunto.
A nova Honda CB125F estará disponível nas seguintes opções de cor:
– Vermelho Metalizado Imperial
– Azul Metalizado Mate Marvel
– Cinzento Metalizado Mate Axis
Quando à disponibilidade e preço, aguardamos a confirmação oficial por parte da Honda Portugal Motos. Assim que possível iremos atualizar este artigo com essas informações.
Galeria de fotos Honda CB125F
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