Cerca de dois anos depois do regresso da Africa Twin, a Honda avançou com uma actualização da sua trail, introduzindo também uma nova versão, a Adventure Sports. Mas para este trabalho escolhemos a versão ‘normal’, e sem DCT.
O motor bicilíndrico paralelo de 998 cc com distribuição Unicam e 95 cv de potência mantém-se praticamente inalterado, mas com uma importante novidade: a adopção do acelerador sem cabo. Com a introdução do acelerador electrónico a CRF 1000L Africa Twin ganhou três modos de condução, mais um personalizável. Neste o condutor pode escolher os níveis de potência, controlo de tracção e travão motor.
A admissão e o escape foram redesenhados, para melhorar a resposta a médios regimes (e melhorando notoriamente a sonoridade graças também ao novo escape) e tem um novo veio de equilíbrio. A Africa Twin perdeu um pouco mais de dois quilogramas pelo simples facto de ter adoptado uma bateria de iões de lítio.
A ciclística permanece inalterada, com apenas alguns ajustes. Por exemplo, os suportes dos pousa-pés do passageiro foram alterados para não interferir com as pernas do condutor na condução fora de estrada. Para ser mais visível quando conduzida de pé, o ângulo do painel de instrumentos foi alterado.
FICHA TÉCNICA
Tipo | Dois cilindros paralelos, cambota a 270°, refrigeração por líquido, 4 tempos e 4 válvulas por cilindro |
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Cilindrada | 998 cc |
Diâmetro/Curso | 92,0 x 75,1mm |
Potência máxima | 95CV/7.500 rpm |
Binário máximo | 99 Nm/6.000 rpm |
Alimentação | Injecção, com comando electrónico |
Transmissão Final | Corrente |
Escape | Sistema de escape 2 em 2 de dupla capa inoxidável polido com escapes em aço inoxidável polido. |
Embraiagem MT | Multidisco, banho de óleo, deslizante |
Embraiagem DCT | Multidisco em banho de óleo |
Caixa de velocidades | Engrenagem constante, 6 velocidades manual/6 velocidades DCT, com modos de condução em estrada e em fora-de-estrada |
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Quadro | Quadro semi-duplo berço em aço, com sub-quadro traseiro em aço |
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Braço oscilante | Braço oscilante monobloco, em alumínio fundido |
Roda dianteira | Jante de alumínio com raios, 21″ x 2,15 |
Roda traseira | Jante de alumínio com raios, 18″ x 4,00 |
Pneu dianteiro | 90/90-21 com câmara-de-ar |
Pneu traseiro | 150/70-18 com câmara-de-ar |
Suspensão dianteira | Forquilha telescópica invertida Showa de 45 mm, tipo cartucho, com ajuste de pré-carga em extensão e compressão, curso de 230mm. |
Suspensão traseira | Monoamortecedor traseiro com reservatório de gás separado, possibilidade de ajuste em extensão e compressão, 220 mm de curso de eixo |
Travão dianteiro | Dois discos flutuantes de 310 mm, pinça radial de 4 pistões, ABS |
Travão traseiro | Disco de 256 mm, pinça de pistão simples, ABS desligável |
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Largura do guiador | 930 mm |
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Altura | 1570 mm |
Altura do assento | 900/920 mm |
Distância entre eixos | 1570 mm |
Inclinação | 27,5º |
Avanço | 115 mm |
Peso em ordem de marcha | 243 kg(ABS)/253 kg(DCT) |
Capacidade do depósito | 24,2 l |
[/vc_toggle][vc_custom_heading text=”O Teste da Honda Africa Twin Adventure sport, inclui-se no comparativo com a BMW F 850 GS e Triumph Tiger 800 que pode ler neste link” font_container=”tag:h2|text_align:left|color:%23e59d20″ link=”url:https%3A%2F%2Fmotojornal.pt%2Fcomparativo-trail%2F||target:%20_blank|”]