Honda CRF450R – Uma cronologia de sucesso 2002-2020

A Honda lançou a CRF450F em 2002 e desde então teve várias evoluções de fundo. Conheça a cronologia deste modelo.

2002 Honda CRF450R

2002-2004

  • Motor Unicam
  • Quadro dupla-trave em alumínio
  • O modelo de MX a quatro tempos de produção em série mais leve

O modelo de motocross a quatro tempos mais leve da sua época, a CRF450R original preparou o cenário para longos anos de liderança com performances topo-de-gama. Com o novo motor Unicam Honda e um quadro de dupla trave em alumínio como principais pontos de destaque, o sucesso inicial do modelo de 2002 ficou a dever-se não só às fantásticas performances, mas também à enorme facilidade de pilotagem; tudo isto ajudou a transição dos pilotos dos modelos de dois tempos. O modelo ganhou pontos graças às suspensões Showa, muito bem controladas e atraentes, estabelecendo logo desde o início a boa reputação de ser uma moto muito fácil de pilotar e controlar.

Houve pequenas mudanças nos dois anos seguintes, sendo a mais notável a mudança para um amortecedor mais longo que apurou ainda mais a maneabilidade em 2003.

2005 Honda CRF450R

2005-2008

  • Redução do peso
  • Novo quadro com revisão ao nível das caraterísticas de flexão
  • Maior faixa de potência
  • Amortecedor de direção HPSD introduzido em 2008

A segunda geração da CRF450R tinha que fazer jus à fama do modelo anterior; pode dizer-se que o desafio foi ganho de forma excecional. Com motor muito atualizado, o modelo de 2005 impressionava pela maior potência de ponta, com uma faixa de utilização ainda mais ampla. O design atualizado melhorava a aparência geral e as revisões de pormenor introduzidas no quadro alteraram as caraterísticas de flexibilidade da moto, melhorando ainda mais a suavidade de pilotagem pela qual a primeira geração já era bem conhecida.

Em 2005, os intervalos de manutenção para afinação das válvulas foram alargados, graças ao novo material das sedes das válvulas e em 2008 o modelo recebeu o amortecedor de direção HPSD. Outras alterações suplementares para 2008 incluíram revisões ao nível da geometria, atualizações no sistema da embraiagem e um aumento do limite de rotação, tudo combinado para solidificar ainda mais a reputação deste modelo como referência na sua classe.

2009 Honda CRF450R

2009-2012

  • Novo motor mais compacto
  • Injeção de combustível
  • Novo quadro com revisão ao nível da geometria
  • Forquilha KYB AOS

Para 2009, os engenheiros da Honda tinham o desafio de criar uma CRF450R ainda mais leve que a sua antecessora, apesar de terem adicionado agora o sistema de injeção eletrónica de combustível. O resultado dos seus esforços foi a CRF450R de terceira geração. Tirando partido da extrema atenção colocada na redução de peso e na centralização das massas, este novo modelo destacava-se pelo seu novo quadro de dupla trave em alumínio que incluía diversas alterações de design, desde logo uma nova posição para a cabeça de direção, menor altura total e nova geometria. A estas alterações juntou-se um novo motor ainda mais compacto, criando uma moto reconhecida tanto pela sua maneabilidade ágil, como pelas suas fortes capacidades de resposta.

2013 Honda CRF450R

2013-2016

  • Novo quadro e novo braço oscilante
  • Nova ciclística
  • Forquilha KYB PSF
  • Dois silenciadores de escape

Com um quadro totalmente novo e um motor atualizado, o design da CRF450R de 2013 estava focado na melhoria das performances em curva. O resultado desta atualização foi uma otimização nas performances em curva, com uma direção ainda mais consistente. Um modelo muito marcante e importante para a Honda, a CRF450R de 2013 era reconhecida pela sonoridade rouca que emanava das duas panelas de escape, pelo novo estilo e pela forquilha KYB Pneumatic Spring Fork (PSF), que usava a resistência da pressão em vez de molas helicoidais.

Em 2016, Tim Gajser venceu o título mundial de MXGP pela primeira vez, tornando-se o mais jovem campeão de MXGP de todos os tempos, aos 20 anos.

2017 Honda CRF450R

2017-2020

  • Introdução da filosofia “Absolute Holeshot”
  • Novo motor com maior potência/melhores acelerações
  • Quadro dupla-trave em alumínio de sexta geração
  • Forquilha Showa de 49 mm e molas helicoidais

O projeto de design da CRF450R seguiu o novo mote da Honda de “Absolute Holeshot” (Domínio Absoluto). O motor era uma unidade totalmente nova, com entradas de ar de aspiração vertical, nova câmara de compressão e balanceiros de rolete, entre outras alterações destinadas a aumentar a eficiência. O quadro dupla trave em alumínio de sexta geração estava agora ainda mais leve e foi concebido para oferecer a melhor tração, com uma redução na rigidez à torsão. O modelo de 2019 marcou um retorno à suspensão dianteira de molas helicoidais; outras mudanças importantes incluíam um novo depósito mais leve em titânio e plásticos atualizados com gráficos moldados.

A esta grande atualização da CRF450R seguiram-se pequenas alterações em 2018, incluindo atualizações nas suspensões e na programação da injeção. Em 2019, a Honda mais uma vez fez revisões no quadro, no braço oscilante e na biela do amortecedor. Foram adicionadas jantes pretas D.I.D. e um sistema de controlo do arranque. Para o modelo do ano 2020, a Honda adicionou também o sistema HSTC de controlo variável de binário.

Em competição, Tim Gajser, piloto da Equipa HRC, venceu o seu segundo campeonato mundial de MXGP em 2019.

Artigos relacionado:

Honda mostra CRF450R para 2021