Honda desenvolve o LKAS para motos!

A marca japonesa quer um sistema de assistente à manutenção na faixa de rodagem nas motos. Eis o que a Honda pretende do LKAS.

LKAS

O acrónimo LKAS pode ser algo totalmente desconhecido para o caro leitor que lê este artigo da revista MotoJornal. Mais ainda se não for condutor de um automóvel moderno, carregado de sistemas de ajuda à condução. Porém, os proprietários de automóveis Honda provavelmente já ouviram falar do LKAS ou Lane Keeping Assistance System. Em bom português, estamos a falar de um sistema de assistência de manutenção na faixa de rodagem. E a Honda quer desenvolver um LKAS para as motos!

O maior fabricante mundial de motos tem um ambicioso plano que inclui que todos os proprietários de uma moto Honda não sofram lesões que possam causar a morte. Até 2050 a Honda quer que as suas motos sejam bastante mais seguras. E uma das coisas que pretendem usar para atingir esse ambicioso objetivo é o LKAS.

A revista MotoJornal já aqui lhe mostrou inovações como um sistema de contra-brecagem automático que a Honda desenvolveu com ajuda de uma Gold Wing. Mas a marca japonesa tem mais “trunfos na manga”, como o protótipo Riding Assist de equilíbrio autónomo e que segue o seu proprietário, ou ainda a evolução deste conceito de autoequilíbrio que ficou conhecido como Riding Assist-e.

LKASA mais recente adição à tecnologia de assistência à condução de uma moto é o já referido LKAS.

Basicamente o sistema registado em patentes da Honda dá uso a um conjunto de câmara e radar frontal para leitura e aquisição de dados, que depois de analisados pelo “cérebro” que controla o sistema permitirá, de forma automática, fazer pequenos ajustes na direção da moto de forma a garantir que a moto não se desvia demasiado da trajetória e que a faça sair da via de rodagem, causando um problema de segurança.

O ajuste / controlo da direção é realizado de forma automática e sem a necessidade do condutor gerar qualquer impulso no guiador de forma a corrigir a trajetória. Convém, no entanto, referir que, tal como nos automóveis, o controlo da direção da moto ficará sempre na posse do motociclista que terá a decisão final de manter a trajetória ou deixar o sistema eletrónico atuar.

LKASSe em termos eletrónicos o Honda LKAS de moto utiliza a já referida combinação de câmara e radar dianteiro, ligados a uma centralina que utiliza um software avançado para realizar uma série de cálculos. Já em termos mecânicos, toda essa parte eletrónica irá comandar, ou dar ordens, a um amortecedor de direção eletrónico, que por sua vez irá atuar mecanicamente sobre a direção de acordo com os parâmetros idealizados pela Honda.

Com muita experiência na aplicação do sistema de assistente à manutenção na faixa de rodagem, a Honda não deveria encontrar muitos problemas em aplicar a tecnologia à suas motos.

Porém, toda a dinâmica de uma moto é bastante específica quando comparada com a dinâmica de um automóvel. Daí que até ao momento o Honda LKAS esteja apenas a ser testado de forma a trabalhar os parâmetros do seu funcionamento, adaptando-os aos movimentos de uma moto.

Por exemplo, estando o Honda LKAS diretamente ligado a sensores na suspensão dianteira, os engenheiros japoneses terão de “ensinar” o sistema a perceber se a moto está apenas a passar por piso mais irregular, se a moto está inclinada em curva, etc.

Tudo isto leva o seu tempo. Mas a verdade é que a Honda revela estar fortemente interessada em transplantar o seu Lane Keeping Assistance System dos automóveis para a sua gama de duas rodas.