Todos conhecemos os efeitos indesejados de ficarmos expostos à turbulência do vento quando circulamos de moto a velocidade mais elevada. Por isso, um para-brisas ajustável em altura ou no seu ângulo é uma característica bastante apreciada por motociclistas que possuem motos de cariz mais turístico, e que percorrem muitos quilómetros de seguida, permitindo assim usufruir de maior proteção. Agora, e depois dos ajustes manuais da altura, a que se seguiram os elétricos, a Honda prepara-se para apresentar um mecanismo totalmente automático!
Este sistema está a ser desenvolvido pelo maior fabricante mundial de motos, e nos esquemas incluídos na patente que revelou ao mundo das duas rodas esta novidade a Honda utiliza uma Gold Wing.
Porém, como se sabe, nas patentes deste género as motos escolhidas não são fundamentais pois o foco está na tecnologia em si.
Ao contrário dos mecanismos de ajuste da altura do para-brisas, manuais ou elétricos, o novo mecanismo automático da Honda não obriga o condutor a carregar num botão ou usar a mão para fazer subir ou descer o para-brisas.
Através de um conjunto de componentes que incluem um processador dedicado, um microfone e um par de câmaras, o sistema da Honda consegue calcular qual é a melhor posição em altura e ângulo em que o para-brisas deve estar fixo de forma a garantir que o condutor não sofre de turbulência, principalmente na zona superior do corpo e capacete.
O sistema funciona de uma forma relativamente “simples”.
O microfone, instalado no capacete do condutor, para além de permitir o controlo de diversas funções da moto através dos comandos por voz, uma tecnologia que atualmente podemos usar em diversos modelos da Honda, é também utilizado para recolher informações do nível de ruído proveniente do vento.
Naturalmente, conforme a velocidade aumenta, o nível de ruído captado pelo microfone também aumenta.
Essa informação é usada pelo processador dedicado para fazer funcionar o mecanismo elétrico que sobe o para-brisas e modifica o ângulo, procurando assim reduzir o efeito do vento sobre o condutor e reduzindo o ruído. A altura a que o para-brisas é automaticamente posicionado segue um padrão pré-definido.
Para garantir que a extremidade superior do para-brisas não fica precisamente na linha de visão do condutor, o que pode atrapalhar durante a condução, e porque todos os condutores têm alturas diferentes, a Honda decidiu dar um passo mais além e adicionar ao sistema um par de câmaras.
Estas ficam posicionadas nos espelhos retrovisores, e têm como missão captar imagens dos olhos do condutor e reconhecer a altura do mesmo relativamente ao para-brisas. Essa informação é transmitida ao processador, que garante que a extremidade superior do para-brisas fica acima ou abaixo da linha de visão do condutor.
Pese embora este sistema automático procure retirar ao condutor o trabalho de encontrar a posição ideal para o para-brisas, a Honda permite que a altura continue a ser regulada eletricamente através dos botões nos punhos. E o condutor terá também a possibilidade de definir as suas próprias preferências, dando prioridade à proteção aerodinâmica ou à visão.
Como acontece com todas as tecnologias que estão a ser desenvolvidas e que ficamos a conhecer através das mais diversas patentes, o facto da Honda estar a estudar este sistema de ajuste automático da altura do para-brisas não significa que o veremos ser aplicado a uma moto de produção em série.
Teremos de aguardar mais algum tempo para perceber se a marca japonesa divulga mais informações sobre este tema.
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