Honda mostra nova CRF450RX

Tal como a sua irmã de Motocross, a CRF450RX "pronta para competição" deu um grande salto evolutivo em 2021 e recebe agora mais refinamentos para 2022.

Em 2017, a Honda introduziu na sua gama de modelos off-road uma nova proposta cross-country pronta para a competição – a CRF450RX. A base sólida formada pelo quadro e pelo motor da CRF450R de 2017 serviu de ponto de partida para este novo modelo – o primeiro modelo de motocross de 450 cc totalmente novo da Honda em oito anos – com modificações que incluíam o depósito de combustível de maior capacidade, um roda traseira de 18 polegadas, sistema PGM-FI revisto e alterações nas suspensões.

Em 2021, a CRF450RX sofreu uma evolução muito completa. O começo é exatamente no mesmo ponto que para a CRF450R – praticamente toda redesenhada pelo HRC com desenvolvimentos retirados diretamente da moto vencedora do campeonato de Motocross de 2019 pilotada por Tim Gajser.

Este modelo oferece agora maior suavidade de pilotagem graças às novas programações da ECU e também a novas válvulas de amortecimento, melhorando o equilíbrio das suspensões Showa à frente e atrás, bem como o controlo geral. Tal como a CRF450R de 2022, o quadro deste modelo é exatamente o mesmo da CRF450RW pilotada por Tim Gajser nos campeonatos mundiais de Motocross de 2019 e de 2020.

Honda CRF450RX

Para 2022, a CRF450RX recebe suspensões de amortecimento mais firme, criando um desempenho ainda mais equilibrado e a a contribuição do HRC em componentes como o quadro, braço oscilante, equilíbrio da rigidez e geometria contribui para melhor capacidade de curvar e facilidade de pilotagem. Para esta nova geração também os plásticos ficaram mais estreitos e compactos, ajudando à liberdade de movimentos do piloto.

A CRF450RX de 2022 não tem alterações no seu motor Unicam de quatro válvulas e 449,7 cc, excepto no que se refere à programação da ECU, melhorando ainda mais a capacidade de pilotagem já melhoradas no modelo de 2021.

Honda CRF450RX

A nível de electrónica, o modelo conta com sistema HSTC de Controlo de Tração Variável (HSTC) com 3 modos de condução (mais opção de desligar – OFF) e oferece ainda um módulo de arranque HRC com 3 níveis.

Já o Botão EMSB (Engine Mode Select Button – Botão de Seleção do Motor) permite seleccionar 3 mapas distintos para ajustar a entrega de potência na moto.

A ferramenta de programação HRC pode ser usada para programar um modo Smooth na ECU. Este modo apresenta respostas mais suaves no acelerador para pilotos menos experientes. A ferramenta também pode dotar a CRF de um modo de pilotagem mais exigente, o modo Aggressive, com as reações e respostas exigidas na competição ao mais alto nível.