Honda mostra novidades EICMA 2019

O stand da Honda no Salão EICMA de Milão conta com várias novidades para 2020. Mas os holofotes estão todos virados para a CBR1000RR-R Fireblade.

2020 HONDA REBEL

Desde há pouco ficamos a conhecer as novidades da Honda para o próximo ano. Ao contrário de outras marcas, o fabricante da asa dourada optou por guardar um conjunto de novidades para o Salão EICMA 2019. E a encabeçar a lista está seguramente a CBR1000RR-R Fireblade. Mas há mais. Fique a conhecê-las

Anterior
Seguinte

Honda CBR1000RR-R Fireblade

A CBR1000RR-R é um modelo totalmente novo, desenvolvido a pensar na condução em circuito e para níveis sem precedentes de performance e controlo. O seu motor de quatro cilindros em linha é fortemente inspirado na eficiência de combustão ­e nas tecnologias de baixo atrito da RC213V-S – partilhando com esta, por exemplo, o diâmetro e o curso dos pistões; a Fireblade também possui bielas de titânio e pistões de alumínio forjado. O sistema variável de controlo de binário da Honda (HSTC) foi com a adição de um Modo de Arranque ajustável aos já existentes parâmetros de controlo da potência (P), travão-motor (EB) e anti-cavalinho (W).

A conduta tipo ram-air na carenagem frontal atravessa a coluna de direcção directamente para a caixa-de-ar. Os colectores do escape 4-2-1 são ovalizados e a ponteira foi desenvolvida em conjunto com a Akrapovic.

O resultado? O motor da CBR1000RR-R apresenta como binário máximo 113 Nm às 12.500 rpm e produz um pico de potência de 218 cv às 14.500 rpm.

O quadro diamante em alumínio possui um braço oscilante mais longo e semelhante ao da RC213V-S, com Unidade de Medição de Inércia (IMU) de seis eixos, Amortecedor de Direcção Electrónico Honda (HESD) de 3 níveis e suspensões Showa à frente e atrás.

As novas pinças de travão Nissin actuam em discos de 330 mm através de um sistema ABS de 2 níveis. A ciclística e a posição de condução têm uma inclinação confirmada nas performances aerodinâmicas e a carenagem possui alhetas oriundas do MotoGP para gerar força descendente. O ecrã TFT a cores e o sistema Honda Smart Key dão os complementos finais a este modelo.

Anterior
Seguinte