O Honda Off-Road Day 2025 foi a estreia de um evento com este formato para a marca da Asa Dourada e logo com enorme sucesso, reunindo pilotos, famílias e fãs da marca num evento que celebrou a paixão pelo off-road, o convívio e o amor à Honda e às suas motos de fora de estrada.
Para receber este dia que se queria de festa, nada melhor que o Bianchi Prata Off-Road Center, no Carregado, um local onde se respira as cores da Honda e que fica bem perto de Lisboa junto à autoestrada A1. É um terreno com bastante espaço, onde Pedro Bianchi Prata montou a sua escola de condução e de experiências para todos os que queiram começar ou evoluir nas técnicas da condução off-road.
Com várias pistas, pisos e obstáculos, este centro dispõe de excelentes condições para os visitantes, também com estruturas de apoio logístico, oficinal, balneários e até um serviço de recolha e armazenamento de motos.
A ideia dos responsáveis da Honda era simples, mas eficaz: juntar num mesmo espaço os proprietários dos modelos todo-o-terreno da marca japonesa, para um dia de diversão em pista, boa disposição e muito espírito de comunidade. Da família mais endurista CRF, com os modelos R, RX e RWE, às mais estradistas CRF 300 L e 300 Rally e claro, todas as mais clássicas XR e CR a dois tempos, este evento é para todas e assim foi, a fórmula resultou em pleno.

“Há algum tempo que estávamos sem organizar este tipo de eventos enquanto marca, em boa hora o fizemos porque o objetivo foi plenamente cumprido. Tivemos uma adesão fantástica, um grupo de pessoas que gosta do TT e da marca Honda. Para uma primeira edição, em que o objetivo principal foi o convívio e a criação de memória que no futuro farão parte das conversas à mesa quando as pessoas se reencontrarem, foi extremamente motivador”, afirmou Carlos Cerqueira, Diretor de Marketing e Comunicação da Honda Portugal.
Espírito competitivo… mas com foco no prazer de conduzir
Embora o evento não tivesse carácter competitivo, já que não se tratou de uma prova desportiva, longe disso, o “bichinho” da vitória esteve bem presente. Os 56 participantes — divididos entre Amadores, Federados, Veteranos, Senhoras e Motos Clássicas — enfrentaram quatro voltas cronometradas à pista, longa e muito revirada, que a equipa do Team Bianchi Prata criou, com o desafio de melhorar tempos e superar-se a cada passagem.
A organização utilizou transponders para registo dos tempos num circuito fechado, promovendo um ambiente descontraído, mas com uma boa dose de adrenalina, que um cronómetro e uma folha de tempos afixada num quadro promovem sempre.
Uma palavra para o profissionalismo com que o evento foi montado, das tarjas de publicidade, à rega da pista, passando pelas tendas com bancos de apoio e, claro, ao almoço que foi servido com muita qualidade, tendo tudo fluído de forma natural e com a organização a tomar conta de todos os detalhes.
“Para mim é um prestígio que a Honda tenha confiado a mim e à minha organização o podermos fazer um evento como este. Temos 7 hectares e diversas pistas, temos construído este espaço com calma e evoluído com os pés bem assentes na terra, é para continuar a crescer, o centro e o evento”, disse-nos Pedro Bianchi Prata, o anfitrião.

Mas já se sabe que quando há pilotos em pista vai haver luta renhida e assim foi, apesar de não haver uma luta direta pelas trajetórias, travagens e acelerações, quando se larga a embraiagem e se acelera na zona de partida, tudo conta a partir daí para se tentar ser mais rápido que os outros participantes.
Honda Off-Road Day: Famílias, clássicas e novas gerações
Entre as motos mais modernas da gama Honda CRF e algumas relíquias históricas, o Honda Off-Road Day foi muito mais do que um simples evento de motociclismo — foi um encontro de gerações. Famílias inteiras marcaram presença, reforçando o ambiente de partilha e o espírito familiar que a marca pretende cultivar com as suas motos como elemento agregador.
Para o futuro, está já nos planos “criar experiências para os mais novos poderem experimentar as mini CRF disponíveis no Bianchi Prata Off-Road Center”, revelou ainda Carlos Cerqueira.
Presentes estiveram também nomes grandes da história da marca no nosso país, uns já retirados da competição como António Lopes, Diogo Salema, António Henriques, Hélder Marques ou Rui Ferreira, outros que ainda envergam os dorsais da marca nas corridas como Salvador Amaral, Gustavo Gaudêncio ou Ricardo Cupido.
Na verdade, o final do evento foi marcado por um momento em que as várias classes subiram ao pódio, mas mais do que as classificações, o que valeu foram os sorrisos de todos e os aplausos, podemos dizer sem rodeios que neste dia todos ganharam!

Um evento com futuro
A Honda promete que esta foi apenas a primeira de muitas edições do Off-Road Day. O sucesso desta estreia deixou claro que a comunidade off-road Honda em Portugal está mais viva do que nunca — e pronta para crescer e até, quem sabe, alargar este evento a outras motos da gama da Honda com aspirações a andar por maus caminhos.
Com um equilíbrio perfeito entre diversão, paixão, espírito de equipa e criação de memórias coletivas, o Honda Off-Road Day 2025 provou que a simplicidade, quando bem executada, continua a ser a melhor receita para o sucesso.
Galeria de Fotos Honda Off-Road Day 2025
Imagem Honda / Bruna Silva
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!