Honda radicaliza a Fireblade 2020?

Em tempos correu nos meios de imprensa especializada um rumor sobre uma nova e radical superdesportiva que a Honda pretendia mostrar este ano no Salão EICMA, em novembro próximo.

Essa informação foi avançada pela Young-Machine, que costuma estar bem informada sobre a evolução de produtos dos construtores “Made in Japan”.

Assim, o que se recupera nesta altura é mesmo o facto de que a Honda estará a ultimar uma superbike que terá verdadeiras características de “besta”, aproximando o seu novo conceito de estrada ao conhecido nas pistas de MotoGP através da RC213V. Aliás, seguindo as pisadas estratégicas das concorrentes Ducati Panigale V4, Yamaha YZF-R1M e Aprilia RSV4 RF.

Segundo a revista nipónica, este novo modelo terá semelhanças com a actual geração da Fireblade, mas fala-se numa autêntica revolução do produto que a Honda estará a finalizar antes de o apresentar em Milão.

O que se pode esperar será uma Fireblade 2020 dotada de um motor que provavelmente conhecerá a cifra dos 220 cv, com incorporação de uma distribuição variável V-TEC, à semelhança de algumas superbikes como a BMW S1000RR ou a mais recente geração da GSX-R 1000 R.

Todavia a configuração do motor ainda não é certa, pois tanto já se falou que a Honda manterá a disposição de um quatros cilindros em linha, como também já se levantou a natural possibilidade do construtor nipónico estrear um novo V4 para aproveitar o know-how trazido do MotoGP. À partida, o que será mais lógico é esta última opção, quer em termos de performance, como em termos de custos de desenvolvimento.

Num mercado global em que o segmento das superdesportivas se torna cada vez mais um  nicho, não fará muito sentido a marca investir milhões no aprimoramento do V4 de MotoGP e depois não aproveitar para transferi-lo para um produto destinado aos circuitos comerciais.

A Ducati, por exemplo, já fez “esse caminho” no WSBK quando este ano abandonou a tradicional configuração do motor bicilíndrico para colocar na sua nova Panigale um V4, derivado da Desmosedici GP17 de MotoGP.

Veremos o que nos apresenta a Honda em Novembro, no Salão milanês EICMA. Resta-nos aguardar.

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