Honda renova Monkey 125

A nova Honda Monkey recebe, na versão 2022, um novo motor arrefecido a ar e caixa de 5 velocidades, para além de homologação EURO5.

A Honda Monkey teve a sua primeira aparição ao público em 1961. Originalmente desenvolvida como um brinquedo para crianças de 49 cc para o parque de diversões Tama Tech em Tóquio, este modelo tornou-se logo tão popular que foi desenvolvida uma versão homologada para a estrada, inicialmente exportada para a América e para a Europa em 1963. Nessa altura vinha com um depósito cromado e distinto, um guiador que se podia dobrar e rodas de 5 polegadas e montagem rígida.

O seu sucesso e popularidade devia-se também ao seu design e às suas dimensões super-reduzidas, bem como ao seu “peso-pluma” – características que faziam da Monkey original uma moto muito divertida de conduzir na cidade.

Em 1969, as suas rodas cresceram para 8 polegadas de diâmetro e, a partir de 1970, este modelo ganhou ainda mais popularidade com a adição de uma forquilha de desmontagem rápida, para que fosse ainda mais fácil colocá-la na mala do carro.

Em 1978 – um ano que assinalou o início do verdadeiro “período de ouro” para a Monkey 125 – esta moto foi redesenhada com um depósito tipo gota, ficando mais apelativa para o enorme mercado americano, com as suas legiões de condutores de RVs (Recreational Vehicles – Veículos de lazer) que precisavam de um meio de transporte conveniente que pudessem usar quando estacionassem os seus veículos. E foi assim e por esta altura que a “atrevida” Monkey cimentou o seu lugar dentro de milhares de corações, contando com a sua caixa de 3 velocidades e embraiagem centrífuga (que não precisava das “tradicionais” capacidades exigidas para conduzir uma moto com embraiagem normal).

Este modelo permitiu que milhares de condutores pudessem ter a sua primeira experiência a “enrolar punho” num veículo a motor de duas rodas. Como a condução deste modelo era, de facto, tão divertida e fácil, a sua contribuição para levar este conceito de moto a um público mais vasto foi, talvez, a maior entre todas as motos. Com os seus pneus largos, mini-guiador característico, depósito minúsculo e banco confortável, a Monkey tem um aspeto inconfundível e, tal como a afeição que se tem por ela, também intemporal.

Em 2018, a Monkey voltou a surgir. Inspirada no modelo original (mas também como moto utilitária e divertida de 125 cc, adequada ao século 21), a nova Monkey foi lançada para animar as estradas da Europa.

Agora, para 2022, a Monkey recebe um novo motor de 124 cc arrefecido a ar, com 6,9 kW de potência e 11 Nm de binário, contando com a homologação Euro5. Recebe ainda uma nova caixa de 5 velocidades maior – para maior velocidade de ponta, e ainda melhorias na suspensão, uma nova cor e renovações de pormenor.

A Monkey de 2022 vai estar disponível em três esquemas cromáticos: Azul Pérola Glittering (nova cor), Amarelo Banana, e Vermelho Pérola Nebula.

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