Honda revela moto que não cai

O certame Consumer Electronics Show em Las Vegas foi o palco escolhido pela Honda para revelar ao mundo o concept de uma moto que se autoequilibra e não cai.

Desenvolvida em torno da tecnologia Riding Assist criada pelo construtor nipónico esta moto resulta da experiência e da adaptação de soluções já utilizadas noutros sistemas inovadores da Honda como o robot Asimo ou a scooter de mobilidade Uni-Cub. Neste caso concreto estamos perante uma moto que tem por base uma NC750 e que não utilizando qualquer giroscópio consegue equilibrar-se sozinha.

honda-riding-assist2

Esse equilíbrio é conseguido através de um sistema que permanentemente monitoriza a posição da moto e vai aplicando correcções na direcção que ao possuir uma geometria variável consegue manter a moto na posição vertical a todo o momento sem recorrer a qualquier tipo de apoio físico.

A Honda foi ainda mais longe e esta moto não se limita a “não cair” e apresenta outras curiosas capacidade como a de seguir o seu proprietário de forma independente.

honda-riding-assist3
O Uni-Cub, uma solução que é uma espécie de scooter de mobilidade individual foi um dos projectos que muito contribui para a tecnologia Riding Assist da Honda

 

Neste momento trata-se apenas de um concept, uma montra tecnológica que o construtor japonês ainda não definiu se irá passar à produção e comercialização, mas revela a veia pioneira, inovadora e de busca de nocvas soluções no campo da mobilidade por parte da Honda.

Aqui lhe deixamos o vídeo da Honda onde podemos perceber melhor como funciona o sistema Riding Assist agora apresentado.