Honda tem que reajustar estratégia

Honda tem que reajustar a sua estratégia para o Dakar

Com o abandono de Joan Barreda a Honda fica sem uma das suas ‘cartas’ mais fortes no jogo que declaradamente pretende discutir com a KTM neste Dakar 2019. A vitória na especial de abertura mostrou que Barreda era eventualmente o mais rápido do plantel – como aliás é hábito no espanhol mas com o abandono deste no dia de hoje a estratégia poderá ter que ser totalmente reformulada.

Três dos restantes quatro elementos da equipa estão entre os dez primeiros é certo, mas Benavides na segunda posição já tem mais de 11 minutos de atraso para Pablo Quintanilla, Brabec a mais de 18 e Paulo Gonçalves a mais de 25, ele que ascendeu hoje ao nono posto.

Um abandono prematuro e inesperado que irá certamente exigir mais dos restantes pilotos e também de toda a restante estrutura pois sem o ‘canhão’ de serviço vai ser mais complicado colocar a concorrência sob pressão, mesmo se Brabec é reconhecidamente um bom ‘navegador’. O quarto dia irá certamente ajudar a clarificar a reacção dos pilotos da casa japonesa, que irão certamente beneficiar e muito dos conselhos de Hélder Rodrigues e Ruben Faria, ex-pilotos que fazem parte da estrutura do HRC neste Dakar.

Paulo Gonçalves poderá mais depressa ser chamado à acção, ele que sem correr riscos tem evidenciado poder estar em condições de escalar na classificação depois da intervenção cirúrgica a que foi sujeito no início de Dezembro e que quase o deixava em casa pelo segundo ano consecutivo.