Honda tem uma nova solução antifurto para motos

A Honda tem uma nova solução antifurto para motos, a qual irá mostrar no Congresso Mundial ITS de Singapura 2019, que decorre entre 21 e 25 de Outubro.

Honda tem uma nova solução antifurto para motos

A Honda tem uma nova solução antifurto para motos, embora poucos detalhes técnicos tenham sido antecipados pela marca. Sabemos no entanto que o sistema vai ser apresentado e discutido no 26º Congresso Mundial de ITS (Intelligent Transport Systems). Este decorre a partir desta segunda-feria, 21 de Outubro, e prolonga-se até à próxima sexta-feira, dia 25.

A marca da asa dourada conta mostrar os avanços deste sistema, entre várias tecnologias relacionadas com a mobilidade inteligente, suportadas por tecnologias V2X (comunicação veiculo-a-veículo e veículo-infraestrutura). Ou seja, esta é uma designação em expansão e que procura investigar e desenvolver soluções em rede cada vez mais evoluídas no que à mobilidade diz respeito.

A Honda vai exibir várias soluções já com nome de baptismo, mas a este sistema apenas lhe chamou, e de acordo com a nota divulgada à imprensa, de “Sistema dissuasor de furtos baseado em difusão de ondas digitais terrestres”. Ou seja, uma tradução livre de “Motorcycle theft deterrent system based on digital terrestrial broadcasting carrier”).

Na prática, este sistema consiste na instalação de um identificador digital (ID) único em cada moto. Ou seja, após comunicação do furto do veículo, a infraestrutura (central terrestre) envia o ID do mesmo a todos os outros veículos em movimento. Assim que um deles detecte o ID procurado, devolve à infraestrutura central uma comunicação relativa ao ID em questão. Essa transmissão agrega vários dados relevantes, nomeadamente a georeferenciação do veículo subtraído.

A Honda tem uma nova solução antifurto para motos graças à sua participação num consórcio V2X. Este foi contratado pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão e tem vindo a ser desenvolvido no Brasil.

Saiba mais sobre o ITS World Congress 2019 em: itsworldcongress2019.com