Honda Transalp 750 apanhada na estrada!

A marca japonesa contava manter a nova Honda Transalp 750 escondida. Mas a novidade trail já foi apanhada na estrada!

transalp 750

Já não teremos de aguardar muito mais tempo para finalmente ser oficializado o regresso da trail de média cilindrada da marca japonesa. Depois de há pouco tempo termos anunciado que a Honda tinha registado o nome Transalp, agora foi a vez de uma publicação helvética de motos ter conseguido apanhar em estrada a nova Transalp 750.

Apesar de não nos ser possível publicar as fotos espia desta novidade, a verdade é que as mesmas permitem visualizar, e confirmar, algumas informações que adiantámos noutras ocasiões.

Por exemplo, o motor escolhido para a nova Honda Transalp 750 será uma versão nova da unidade bicilíndrica paralela que equipa a Africa Twin 1100. Neste caso a Honda opta por reduzir a cilindrada, suavizar a potência, e assim dotar a nova geração da trail de média cilindrada de prestações mais interessantes quando comparada com a atual NC750.

Leia também – Honda Transalp e Hornet vão usar a nova plataforma 750?

transalp 750
Imagem criada por computador da Honda Transalp 750 criada pela revista japonesa Young Machine, e que se aproxima muito da moto que foi apanhada na estrada

Nas fotos espia é possível perceber que o bloco do motor coloca os dois cilindros numa posição mais vertical do que aquilo que acontece com o motor da NC750. Isto aproxima-o, pelo menos em termos visuais, do motor usado atualmente na CRF1100L Africa Twin.

Quanto a prestações, continuamos sem obter qualquer tipo de informação de fontes da marca japonesa. Porém, tudo indica que a nova Transalp 750 ficará ao nível das suas rivais, ou seja, com uma potência a rondar os 75 cv.

Sendo uma moto pensada para aventuras fora de estrada, a Honda claramente aposta em elementos específicos para esta novidade. Um exemplo disso são as jantes de raios, com destaque para a dianteira de 21 polegadas, enquanto as suspensões de curso longo garantem uma generosa distância livre ao solo, possibilitando enfrentar obstáculos de maiores dimensões sem grande dificuldade.

De qualquer forma o protetor inferior do motor é fabricado em alumínio, e por isso parte dos impactos que possam acontecer “off-road” serão minimizados em termos de consequências para o bicilíndrico. Um nível de proteção que é ainda maximizado pela aplicação de tubos de alumínio que envolvem o motor.

Nas fotos espia conseguimos também distinguir outras características: o assento adota uma forma mais comprida e de duas alturas distintas, mas é de uma peça única. Parece ser bastante baixo, o que facilitará aos condutores mais “curtos de perna” conseguirem chegar com os pés ao solo, um fator importante se pensarmos nos percursos fora de estrada mais exigentes. Também conseguimos verificar que os travões contam com dois discos dianteiros e um traseiro recortados.

Falta agora perceber até quando é que a Honda vai aguardar para revelar de forma oficial a nova Transalp 750. O Salão de Colónia INTERMOT, nos primeiros dias de outubro, será uma boa oportunidade para essa revelação mundial. Caso isso não se verifique, teremos de aguardar até novembro e ao Salão de Milão EICMA para ficar a conhecer os detalhes desta novidade trail de média cilindrada que será um dos destaques de 2023.