Honda vence Dakar 2020

A equipa Monster Energy Honda Team vence a edição de 2020 do Rally Dakar, oito anos após o seu regresso oficial à maior maratona de TT do mundo.

A Honda vence o Dakar 2020 pela mão de Ricky Brabec, que não só fez história, no ano de estreia da prova na Arábia Saudita, ao quebrar a invencibilidade da KTM nos últimos 18 anos, como também passou a ser o primeiro piloto americano a vencer a prova nas motos.

O piloto americano terminou esta edição do Dakar com duas vitórias em especiais e onde assumiu a liderança à geral a partir da terceira etapa. A consistência foi a arma secreta de Brabec, a par das suas reconhecidas capacidades de navegação e de um andamento forte mas consistente ao longo do Rally. Tudo junto, valeu a tão ambicionada vitória da Honda no Dakar.


Desde o primeiro dia desta nova era do Dakar, que a equipa da Honda se assumiu como uma das favoritas e em condições de finalmente fazer frente a invencivbilidade da marca austriaca. Esta edição do rally percorreu mais de 5000 km de especiais cronometradas, num total de 7800 km percorridos. Além das vitórias de Brabec nas especiais 3 e 6, temos que adicionar as vitórias de José Ignacio Cornejo na 4 e 12, Kevin Benavides na 7 e Joan Barreda na 10ª especial, sem contar com as presenças constantes dos pilotos Honda no top cinco.
Esta vitória representa a sexta vitória da Honda no Rally Dakar, com a mais recente vitória a remontar a 1989, pela mão de Gilles Lalay. Em 2013, a Honda regressou ao Rally Dakar, depois de 23 anos ausente. Ao longo destes últimos oito anos, o Team HRC da Honda conquistou duas posições finais através de Paulo Gonçalves, em 2015 e Kevin Benavides em 2018.

Na segunda posição final terminou Pablo Quintanilla e Toby Price completou o pódio final.
Parabéns Honda!