Honda XL750 Transalp cada vez mais uma realidade!

A Honda registou o nome XL750 Transalp. Desta forma o regresso da trail japonesa é cada vez mais uma realidade.

XL750 transalp

A reboque da chegada de uma nova geração da naked Hornet, e tal como a revista MotoJornal já aqui lhe revelou, a Honda está também a preparar o regresso de uma trail que durante alguns anos fez parte da gama do maior fabricante de motos do mundo. A Honda registou o nome XL750 Transalp, o que reforça a veracidade dos rumores que apontam para a sua chegada ao mercado já em 2023.

Desta feita a informação foi divulgada pela revista japonesa Young Machine, que normalmente tem acesso, por razões óbvias, a informações sobre as novidades que os quatro grandes fabricantes de motos do Japão estão a preparar.

Este novo registo de propriedade do nome é um segundo passo depois daquele que a Honda deu há cerca de dois anos, quando registou então apenas o nome Transalp. Já nesse momento tinha ficado clara a intenção da marca.

A denominação completa será assim Honda XL750 Transalp, uma variante trail da nova plataforma de média cilindrada que a casa nipónica começou por desenvolver para a nova Hornet, mas que rapidamente percebeu que poderia adaptar a outros conceitos.

Há quem pense que a chegada de uma nova Transalp poderá canibalizar as vendas da popular NC750 X. Porém, temos de entender que neste caso estamos perante duas abordagens completamente diferentes.

Enquanto a NC750 X funciona como uma “crossover” que se pretende fácil de explorar e polivalente, sendo também mais acessível ao nível do preço, no caso da XL750 Transalp estaremos perante uma trail no seu sentido mais puro. Uma moto mais potente, mais evoluída na ciclística e também ao nível da tecnologia.

XL750 TransalpO novo motor que vai ser usado na XL750 Transalp, e também noutras novidades como a Hornet ou a neo-retro Hawk 750 e uma possível CBR750R, não é apenas uma evolução do atual bicilíndrico da gama NC750. É mesmo uma unidade motriz totalmente nova, que estará disponível, de acordo com algumas informações que conseguimos reunir, em diferentes níveis de performance, adaptando-se assim aos diferentes modelos.

No caso da nova Honda XL750 Transalp, a potência deverá ficar entre os 70 e os 80 cv, o que a coloca em “luta” direta com rivais de muito sucesso como a Aprilia Tuareg 660 ou a Yamaha Ténéré 700.

Uma jante dianteira de 21 polegadas será obrigatória, tal como um conjunto de ajudas eletrónicas completamente focadas numa utilização mais “off-road”, diferenciando ainda mais a Transalp da já conhecida NC750 X.

Quando é que veremos esta novidade na sua versão final de produção?

Sabemos que a nova Hornet será apresentada oficialmente durante o Salão de Milão EICMA, no início do próximo mês de novembro.

Tudo indica que a Transalp não irá acompanhar a naked como estrela do stand da Honda no certame italiano. Poderá aparecer em formato protótipo, mas a sua estreia oficial ficará para uns meses mais tarde, provavelmente durante a primeira metade de 2023.