Husqvarna celebra 100 títulos mundiais

A Husqvarna acaba de conquistar o seu 100.º título mundial, com Mattia Guadagnini no Mundial de Motocross 125 Junior.

Mattia Guadagnini

A Husqvarna começou a fabricar motos em 1903, e em 2019 reivindica a conquista do seu 100.º título mundial, acabado de conquistar por Mattia Guadagnini no Mundial de Motocross 125 Junior.
A centenária marca originalmente sueca conquistou o seu primeiro título em 1960, no Mundial de Motocross 500 com o sueco Bill Nilsson, e esse seria apenas o primeiro de muitos em várias classes desta modalidade, com pilotos que deixaram o seu nome marcado na história, de Håkan Carlqvist a Alessio Chiodi, passando por Jacky Martens.Husqvarna em várias frentes

A marca que agora pertence ao grupo KTM foi também muito bem sucedida no enduro, onde conquistou o seu primeiro título em 1990 com o piloto checo Otakar Kotraba na classe de 400 cc. Também nesta modalidade foram várias as estrelas que conquistaram títulos com motos Husqvarna. Petteri Silván conquistou três dos seus cinco títulos com as motos sueca, enquanto que Anders Eriksson alcançou seis das suas sete coroas com a Husqvarna.
Já neste século, pilotos como Antoine Meo, Juha Salminen, Pierre-Alexandre Renet ou Mathias Bellino conquistaram os seus títulos com motos Husqvarna. A estes há a somar muitos outros como em Super Enduro (três com Colton Haaker) ou no Mundial de Rali-Raides, com Pablo Quitanilla, ou ainda no Mundial de Supercross.
Se o primeiro título foi conquistado em 1960, significa que a Husqvarna conquistou 100 títulos em 59 anos. Boa média!