Iannone suspenso por 18 meses

Andrea Iannone foi suspenso de competir durante 18 meses, mas tem no entanto possibilidade de requerer um novo apelo para o TAS.

Foi hoje oficialmente comunicada a suspensão de Andrea Iannone durante 18 meses. Isto  deve-se ao controlo positivo a um teste anti-dopping efectuado aquando do GP da Malásia no passado mês de Novembro. Uma pena mais ligeira face aos quatro anos pedidos pela acusação. Esta foi reduzida depois das provas apresentadas pela defesa – alegando uma contaminação involuntária através da ingestão de alimentos – terem sido consideradas como válidas pelos juízes. Foi assim atenuada a suspensão ao piloto da Aprilia.

Iannone tem no entanto possibilidade de novo apelo para o TAS, que deverá mesmo avançar. Iannone conta com o total apoio por parte da Aprilia. De acordo com as próprias palavras de Massimo Rivola, o administrador delegado da Aprilia Racing, que se mostrou claramente contra a penalização imposta. “Os juízes reconheceram a total boa fé de Andrea e a assunção da contaminação alimentar e por isso a sentença deveria ter sido a absolvição como aconteceu com outros atletas em posição semelhante. Mas este quadro deixa-nos com esperança elevada quanto ao recurso.”

Andrea Iannone está para já suspenso até ao dia 16 de Junho de 2021, a pena é contabilizada a partir do dia 17 de Dezembro – quando a FIM suspendeu o piloto italiano. Juntamente com a suspensão também os resultados alcançados pelo piloto da Aprilia nos GP’s de Sepang e Valência lhe foram retirados.