Icoma Tatamel – A moto elétrica que se dobra!

É elétrica e dobra-se para ser mais fácil arrumar. Fique a conhecer os detalhes da moto elétrica Icoma Tatamel.

icoma tatamel

O conceito de moto elétrica que lhe mostramos neste artigo entra diretamente para o “top” da mobilidade em duas rodas! A verdade é que a moto elétrica dobrável Icoma Tatamel apenas poderia ter nascido da mente de um japonês, que procurava uma solução para os problemas de congestionamento e mobilidade das grandes metrópoles do Japão.

Com tantos problemas associados à mobilidade urbana, para a Icoma fazia todo o sentido criar uma moto, elétrica, claro, que fosse possível de dobrar e guardar ou transportar para o local de trabalho ou para dentro de casa. Uma forma fácil, prática e eficiente das pessoas se deslocarem, mas sem causar problemas de estacionamento.

Este foi o conceito que esteve na génese da moto elétrica dobrável Icoma Tatamel.

icoma tatamelQuando não está a ser utilizada no seu formato moto, a Tatamel pode facilmente ser dobrada até ficar numa dimensão compacta o suficiente para que possa ser movimentada dentro de casa ou escritório. Pequenas rodas permitem a sua movimentação sem esforço.

É tão pequena que fica guardada debaixo de uma secretária ou até mesmo num guarda-fatos.

Quando está totalmente aberta, a Icoma Tatamel mede 1230 mm de comprimento, 1000 mm de altura e 650 mm de largura máxima. Dobrada as dimensões são ainda mais surpreendentes: 700 mm de comprimento, 680 mm de altura e apenas 260 mm de largura!

Elementos como rodas dianteira e traseira, guiador, espelhos, poisa-pés ou o assento e luz de travão ficam perfeitamente embutidos no conjunto quando o utilizador necessita de dobra a moto. Em poucos minutos e sem esforço, a Icoma Tatamel muda de forma, quase como se se tratasse de um Transformer, ficando como uma caixa que qualquer pessoa tem em casa.

A bateria de lítio e fosfato de ferro demora apenas uma hora para carregar na sua totalidade. A autonomia anunciada é de 50 km, uma distância perfeitamente aceitável para quem procura uma solução de mobilidade urbana. Por outro lado, o motor elétrico da Tatamel permite ao motociclista usufruir de uma velocidade máxima de 40 km/h. E o peso do conjunto é de apenas 24 kg.

Outra boa notícia tendo em conta que vivemos numa sociedade altamente tecnológica, é que a Icoma permite que esta moto elétrica funcione também como fonte de energia para objetos externos. Desta forma, caso necessário, o proprietário pode usar a Tatamel para obter energia para fazer objetos funcionar ou até recarregar as baterias de smartphones ou outros aparelhos.

icoma tatamelDe realçar que o proprietário tem total liberdade para personalizar os pequenos painéis que dão corpo à Tatamel. Tanto podem ser cobertos por uma pintura / película que simule a madeira usada no tampo de uma mesa de escritório, como pode ser usada para demonstrar toda a criatividade do proprietário através dos mais variados grafismos e cores. A imaginação de cada um é o limite!

Infelizmente a Icoma Tatamel ainda não tem preço ou é comercializada fora do Japão. A empresa espera conseguir conquistar o seu espaço no mercado doméstico antes de tentar a sua sorte noutros países.

Quer saber mais sobre a Icoma Tatamel, a moto elétrica dobrável? Então clique aqui!