Inspeções a motos com mais de 125 cc a partir de janeiro 2022

A "novidade" foi hoje confirmada pelo Secretário de Estado das Infraestrutras. Os veículos com mais de 125 cc não vão escapar ao escurtínio dos Centros de Inspeções a partir do próximo mês de janeiro.

A confirmação do cenário mais que provável há vários anos para as inspecções a veículos de duas rodas foi hoje avançada ao Jornal de Negócios pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado: “A partir de 1 de janeiro de 2022 todas as motos de 125 cc para cima passam a ter de ir à inspecção”.

O governante acrescentou que esta obrigação entrará em vigor a 1 de janeiro de 2022 pois é o derradeiro dia para Portugal cumprir a transposição da diretiva europeia. “Esse é o trabalho que estamos a fazer. O decreto-lei está em circuito legislativo e vai ser aprovado em Conselho de Ministros em breve.” Acrescentou ainda que depois do diploma estar concluído será necessário publicar uma portaria regulamentar.

Esta medida será obrigatória a todos os motociclos, triciclos e quadriciclos, e visa abranger entre 400 mil a 450 mil veículos com cilindradas superiores a 125 cc.

Refira-se que em 2012 foi aprovado um decreto-lei nacional que alargou a inspeção periódica a veículos de duas rodas com cilindrada superior a 250 cc, mas a sua regulamentação nunca saiu em Diário da República. A coberto desse diploma, muitos centros de inspeção viram-se obrigados a realizar investimentos avultados para se adaptarem às regras que visavam a inspeção de motociclos, o que nunca chegou a avançar. Até agora.

Sobre os veículos eléctricos, ainda que dada a sua crescente utilização nas vias públicas, como são um “produto novo” não deverão ser sujeitos às inspecções nesta fase, acrescentou o Secretário de Estado das Infraestruturas.

Mega manifestação dia 18 em várias cidades do país

Mega manifestação levou milhares de motociclistas à rua

FMP publica relatório de sinistralidade e análise de mercado