Irmãos Marquez ensinam a fazer gel desinfectante

Para manter as mãos desinfectadas e evitar o contágio do coronavírus, Alex e Marc Marquez mostram como se pode produzir gel desinfectante em casa.

À espera do primeiro grande prémio do ano os irmãos Marquez, tal como toda a gente, continuam em casa. Agora aproveitaram para aprender, e consequentemente ensinar-nos, a fazer gel desinfectante.

Com a ajuda de David Purificación, do Repsol Technology Lab, Alex e Marc seguem passo a passo as indicações para produzir 250 ml de gel desinfectante. São necessários apenas quatro ingredientes – água oxigenada, álcool, glicerina líquida (ou Aloé Vera puro em alternativa) e água destilada (ou fervida).

O processo é fácil e não envolve grandes riscos, pelo que pode ser um projecto para levar a cabo em casa com os mais novos, com a ajuda dos campeões do Mundo de MotoGP e Moto2.

Nesta altura de pandemia, para tentar conter o transmissão do vírus é importante lavar ou desinfectar as mãos. A Repsol adaptou as instalações do seu Tech Lab em Madrid para produzir 30 000 litros de gel desinfectante em quatro semanas. O gel, feito no local onde são desenvolvidos os lubrificantes e combustíveis de competição, como os usados em MotoGP, foi doado a vários hospitais públicos.