ISDE 2021: Séniores e Júniores ganham posições

As equipas lusas conquistaram posições no quinto dia dos ISDE, o penúltimo dia da prova.

Saber esperar é algo que numa prova longa, exigente e muitas vezes inesperada como os International Six Days Enduro é por vezes uma mais valia e pode ter justas compensações.

E o quinto dia da 95ª edição da prova que se está a realizar na região italiana da Lombardia voltou a confirmar a veracidade dessa afirmação com clara vantagem para as selecções nacionais, em especial os Séniores e os Júniores que hoje ganharam ambos uma posição, subindo respectivamente ao quinto e ao décimo posto da geral.

Com menos um piloto desde o dia inaugural a equipa dos Séniores viu hoje o seu esforço e resiliência ser recompensado com a subida a um honroso e muito justo quinto lugar na classificação geral após mais um dia onde Luis Oliveira esteve entre os dez melhores da sua classe. Foi o melhor dos pilotos lusos e viu ainda Diogo Ventura ser 14º na mesma classe E1 e Rui Gonçalves no 15º posto na E2. Uma prestação global que os deixa com uma ligeira vantagem face aos adversários mais directos antes do dia de encerramento.

A selecção júnior ganhou também ela uma posição e entrou de novo no lote das dez melhores ao mesmo tempo que olha para o nono lugar que ainda pode retirar das mãos da equipa belga se para tal conseguirem anular a diferença no derradeiro dia de competição.

Um dia de Sábado onde também as Senhoras querem ‘agarrar’ o quarto posto. Hoje Joana Gonçalves voltou a fechar o dia entre as cinco melhores, Rita Vieira esteve impecável para mais um ‘top-ten’ e Bruna Antunes continua de ‘pedra e cal’ a combater a lesão no braço direito contraída no terceiro dia de prova para também ela levar as cores de Portugal até ao final da prova.

Este Sábado realiza-se o motocross final, numa pista onde poderão brilhar – fruto da sua experiência e rapidez – Rui Gonçalves e Joana Gonçalves, pilotos que já alinharam no campeonato do mundo de MX e são apontados como potenciais vencedores do derradeiro confronto da prova. Entre os membros da equipa são igualmente reconhecidos os dotes e velocidade no motocross de Luis Oliveira, Diogo Ventura ou Renato Silva, pilotos que conseguiram também vingar nessa disciplina ao longo das suas carreiras.

Será um dia decisivo para as cores de todas as equipas lusas, onde se incluir a formação da IS3 Team Portugal que continua em prova com os seus três pilotos, Fernando Sousa, Fernando Sousa Jr. e Frederico Rocha.

Outros artigos:

ISDE 2021: Selecção lusa resiste à dureza do terceiro dia

ISDE 2021: Portugal sobe na classificação no segundo dia