Iván Cervantes com novo recorde de 4012 km em 24 Horas com a Triumph

Iván Cervantes percorreu 4012 km em 24 horas com uma Triumph Tiger 1200 GT Explorer. Um novo recorde do Guinness!

Iván Cervantes, pentacampeão do mundo de Enduro e atualmente mais conhecido como Embaixador Global da Triumph Motorcycles, registou um novo recorde que integra oficialmente o Guinness World Records.

O espanhol tem agora o novo recorde para “A maior distância numa moto em 24 horas”.

Aos comandos de uma Triumph Tiger 1200 GT Explorer no anel de alta velocidade do Centro Técnico de Nardò, em Itália, Iván Cervantes percorreu mais de 4012 km num período de 24 horas, batendo o recorde anterior de 3406 km, ou seja, adicionou uma uma enorme margem de mais de 600 km em cima do recorde anterior.

A tentativa de recorde foi testemunhada e validada por um juiz do Guinness World Records, e aconteceu no passado dia 30 de abril de 2023, com uma distância final confirmada de 4012,53 km – uma distância equivalente a viajar de Londres até a Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, em apenas 24 horas!

iván cervantesA ligação de Iván Cervantes à Triumph continua assim a dar muitos frutos e a trazer a marca britânica para a ribalta do mundo das duas rodas. Recordamos que o espanhol foi, em 2021, anunciado como embaixador da marca, e, em conjunto com o mundialmente conhecido Ricky Carmichael, tem vindo a desenvolver a nova gama de motos “off-road” que serão produzidas pela casa de Hinckley para motocross e enduro.

Para além do seu trabalho de desenvolvimento da gama motocross e enduro da Triumph, Cervantes também tem levado as motos inglesas ao degrau mais alto do pódio, vencendo em eventos como a Baja Aragón, 1000 Dunas Raid e Basella Maxi-Trail Race.

Em preparação para a tentativa de recorde, além do treino físico intensivo na sua própria Tiger 1200 Rally Pro, Iván começou a planear cuidadosamente sua estratégia de nutrição e sono, em parceria com o professor Andrew Bagshaw da Universidade de Birmingham.

iván cervantesTriumph Tiger 1200 GT Explorer – a moto para longas distâncias

A moto utilizada para a tentativa de recorde de maior distância percorrida em apenas 24 horas foi uma Tiger 1200 GT Explorer, escolhida aleatoriamente da linha de produção da fábrica da Triumph em Hinckley, no Reino Unido.

Nenhuma modificação especial foi feita na moto, além de completar a rodagem recomendada e o primeiro serviço antes da tentativa ser realizada.

Para a tentativa de recorde, características como o depósito de combustível de 30 litros e a proteção contra o vento da variante Explorer foram inestimáveis para garantir que Iván pudesse continuar a conduzir, quaisquer que fossem os desafios que encontrasse ao longo do caminho.

Os punhos e assentos aquecidos proporcionaram o conforto adicional durante as horas frias da madrugada e chuvas inesperadas, enquanto o motor tricilíndrico T-Plane e a eletrónica avançada forneceram força e controlo sem esforço.

As luzes LED de alta intensidade garantiram que Iván Cervantes tivesse sempre uma visibilidade excecional durante a condução, mesmo na escuridão total da instalação remota de testes em Nardò.

Sublinhando o excelente desempenho e fiabilidade da Tiger 1200, a única manutenção necessária na moto foi uma única mudança de pneus planeada a meio da tentativa, onde os pneus Metzeler Tourance Next de série foram trocados quando a chuva começou a cair e a noite chegou.

iván cervantesNovo recorde de distância percorrida de moto em 24 horas

O recorde existente do Guinness World Records de 3406,17 km foi alcançado pelo americano Carl Reese em 26 de fevereiro de 2017, registando uma velocidade média em 24 horas de 141,9 km/h.

Rodando consistentemente a velocidades superiores a 200 km/h no Centro Técnico de Nardò, em Itália, Iván Cervantes superou o recorde existente com incríveis 5 horas de sobra na janela de 24 horas. Não contente em simplesmente bater o recorde, propôs-se definir uma nova referência para este desafio – 4000 km.

Nas 5 horas que se seguiram, cumpriu mais 606 km – essencialmente igualando o recorde existente e continuar o equivalente a uma viagem Lisboa-Madrid. A tentativa de recorde foi testemunhada por um árbitro oficial do Guinness World Records, que validou a distância final percorrida em 24 horas como 4012,53 km, a uma velocidade média de 167,79 km/h.

Recorde do Guinness de Iván Cervantes e Triumph – Os principais destaques

  • Duração da tentativa: 24 horas
  • Distância total percorrida: 4012,53 quilómetros
  • Localização do recorde: Anel de Alta Velocidade, Nardò, Itália
  • Extensão de uma volta: 12,649 km
  • Número de voltas completadas: 317
  • Velocidade média de uma volta: Superior a 200 km/h
  • Velocidade média em 24 horas: 167,79 km/h
  • Número de paragens: 18
  • Litros de combustível utilizados: 520
  • Número de mudanças de pneus: 1
  • Horas de sono: 0

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!