Ivo Lopes mais perto de fazer história no ESBK

Ivo Lopes está a um passo de vencer o título de 2021 no competitivo campeonato espanhol de Superbikes e, se conseguir, será o primeiro português a fazê-lo.

Depois dos resultados obtidos na ronda de Valência este fim-de-semana,  Ivo Lopes matematicamente já é vice-campeão do ESBK 2021. E poderá mesmo fazer história na disciplina se chegar ao título na última ronda, que se realiza no próximo fim-de-semana, em Jerez de la Frontera. Se conseguir, será o primeiro português a alcançar o ceptro da disciplina no país vizinho.

Jordi Torres, atualmente com 188 pontos, é o único que tem condições de roubar o título a Ivo Lopes, que soma os 205 pontos que o colocam na liderança da tabela do ESBK. Com duas corridas pela frente e 50 pontos ainda em jogo, se o português da BMW #75 no próximo sábado terminar a corrida 1 com uma vantagem de 9 pontos sobre o seu opositor, já pode abrir o champanhe do título do ESBK 2021 e inscrever assim o seu nome na história da categoria maior da velocidade espanhola como primeiro português a vencer o título.

Sobre a ronda no circuito Ricardo Tormo deste fim-de-semana, o português da BMW EasyRace Team não teve vida fácil na primeira corrida (sábado), mas acabou por terminar na quarta posição:

“Até agora foi um início de fim de semana um pouco diferente , pois na quinta feira não tive boas sensações e na sexta feira choveu o dia todo e não saímos para pista, e não fiquei com boas sensações para a qualificação. De todo o modo fiz um bom tempo e consegui a terceira posição. A corrida foi um pouco difícil, arranquei muito bem e subi à segunda posição mas pararam a corrida por um problema na cronometragem .
Voltamos a sair para a corrida mas com 12 voltas e consegui arrancar para primeiro, tentando somar o máximo de ponto e tentar ganhar a corrida, mas notei algo que não estava bem na mota, mas mesmo assim dei tudo e acabei em quarto, com 75 pontos ainda em jogo, amanhã estaremos lutando pela vitória . Obrigado a toda a equipa por se esforçarem sempre ao máximo e dar-me sempre o melhor possível,” comentou Ivo Lopes.

Já na corrida de domingo, Lopes acabou por beneficiar da queda do seu principal opositor nas contas do campeonato, Jordi Torres, para assim cruzar a linha da meta na segunda posição:

“Depois de ontem ter sido um dia difícil, com alguns problemas, hoje alterámos algumas afinações na moto, também para tentar ser mais rápidos. Arranquei bem e estávamos todos muito rápidos. Tentei colocar-me atrás do Jordi (Torres) mas não consegui pois tinha o Gutierrez na luta. As voltas foram passando e perdemos o contacto com o Jordi.

No decorrer do processo ia assistindo aos ‘highsides’ do “Guti”, ele estava a arriscar e a ser rápido, resolvi segui-lo. Pouco depois vimos o Jordi no chão, isto fez-me pensar muito em tudo, no resultado, na corrida e no campeonato. Mesmo assim queria muito ganhar! Tentei de todas as maneiras e por todos os lados, simplesmente não consegui, o “Guti” manteve-se firme e na verdade sabia que estava a lutar pelo campeonato e ele não.

Depois do quarto lugar de ontem, fechamos Valência com um pódio e saímos para Jerez – já no próximo fim-de-semana – na frente do campeonato, com 17 pontos de vantagem. Vamos fazer tudo para a manter nas duas últimas corridas e vencer o campeonato! Quero, uma vez mais, agradecer todo o trabalho desta fantástica equipa, que tudo tem feito para que possamos alcançar este grande objetivo!”