Jack Miller confirmado na equipa oficial Ducati

Depois dos rumores chega a confirmação oficial: Jack Miller assinou pela equipa oficial Ducati para 2021, mas não se sabe quem vai sair para lhe dar lugar.

Este era um dos temas da silly season, e que agora fica quase arrumado. A Ducati anunciou hoje que garantiu os serviços de Jack Miller para a sua equipa oficial em 2021. O contrato é de apenas um ano, mas com opção para o segundo.

O comunicado oficial da marca italiana, porém é omisso; não refere é quem é que vai dar lugar ao australiano na Ducati Team. Andrea Dovizioso ou Danilo Petrucci?

Tudo indica que será Petrux a sair, rumando ao Mundial de Superbike, onde deverá substituir Chaz Davies na equipa oficial italiana. Mas para já isto é apenas especulação, e a saída de Davies poderá estar também dependente da sua prestação no que resta da temporada de 2020. O britânico ocupa neste momento o 8.º lugar do WorldSBK, a 32 pontos do líder Alex Lowes (que entretanto também já renovou por mais um ano com a Kawasaki).

Cinco pódios em MotoGP

Jack Miller, actualmente com 25 anos, fez furor quando passou directo para a categoria rainha em 2015, com apenas 20 anos. O australiano saltou directo das Moto3 para MotoGP depois de ter discutido o título com Álex Marquez em 2014.

Actualmente no seu quinto ano de categoria rainha, Miller conseguiu apenas uma vitória – no complicado GP da Holanda de 2016, afectado pela chuva. Miller passou os três primeiros anos de MotogP aos comandos de uma Honda – primeiro da LCR e depois da Marc VDS; em 2018 assinou pela Pramac, e com a Ducati conseguiu no ano passado cinco pódios.

Quanto a Petrucci, depois de quatro anos na Pramac, foi promovido à equipa oficial de Borgo Panigale para 2019. Foi a sua melhor temporada de Mundial, com uma celebrada vitória em Itália, um total de três pódios e o sexto lugar final no campeonato.

Agradecimento a todos

Miller, que conseguiu viajar para sua casa na Austrália antes do ‘lockdown’ na Europa, não podia estar mais contente. «Primeiro que tudo, quero agradecer a Paolo Campinoti [proprietário da equipa], Francesco Guidoti [Team Manager] e a toda a Pramac Racing Team pelo grande apoio que recebi de todos eles nos dois anos e meio passámos juntos. É uma honra para mim poder continuar a minha carreira em MotoGP com o construtor de Borgo Panigale, e quero agradecer à direcção da Ducati, Claudio [Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding], Gigi [Dall’Igna, Director Geral da Ducati Corse], Paolo [Ciabatti, Director Desportivo da Ducati Corse] e Davide [Tardozzi, Team Manager], por terem confiado em mim e me terem dado esta oportunidade incrível. Estou ansioso por poder correr de novo este ano, e estou totalmente empenhado na responsabilidade de ser um piloto oficial Ducati em 2021».

Naturalmente Miller tem estado sob observação do estado maior da Ducati, que conseguiu o seu único título de MotoGP precisamente um australiano, Casey Stoner. «Estamos convencidos que o Jack tem as capacidades certas para continuamente lutar pelas posições que interessam, em todas as corridas, incluíndo já este ano com a Desmosedici GP20 da Pramac Racing team, e dando um novo passo em frente no próximo ano com o apoio da Ducati Team», diz Caludio Domenicali.