O mundo dos recordes de velocidade em moto está repleto de tentativas de recorde de velocidade para todos os ‘gostos e feitios’. E, claro, os recordes de velocidade extrema em linha reta têm um apelo muito especial pois levam o piloto e a moto ao seu limite. Jarrod Frost da Holeshot Racing sabe perfeitamente o que isso significa, pois já atingiu o recorde de 442,45 km/h com uma Suzuki Hayabusa.
Porém, Jarrod ‘Jack’ Frost está de volta com uma nova tentativa de recorde de velocidade, e desta vez não está sozinho: Paul Milbourn juntou-se ao projeto.
E porque é que temos dois intrépidos motociclistas viciados em adrenalina em duas rodas juntos numa tentativa de recorde? Porque desta vez o recorde tem como objetivo atingir a maior velocidade em moto, com condutor e passageiro!
O atual recorde mundial foi registado em 2023 pela dupla composta por Henry Cole e Allen Millyard, que utilizaram uma moto artesanal, equipada com um ‘monstruoso’ motor V10 de 8 litros usado no Viper, para atingirem a velocidade de 295,31 km/h.
Leia também – Novo recorde de velocidade: Jarrod ‘Jack’ Frost com uma Suzuki Hayabusa turbo passa os 442 km/h!

Uma velocidade de respeito, mas está longe de ser imbatível. E por isso teremos durante o próximo mês de maio uma tentativa por parte de Frost e Milbourn de superar o atual recorde de velocidade máxima a dois numa moto.
A dupla aponta para velocidades bem acima dos 360 km/h, até porque durante as sessões de testes que já foram realizadas em março, conseguiram atingir os 360,5 km/h usando 60% do acelerador.
Claro que atingir estas velocidades não é novidade para Jarrod Frost, que sozinho consegue ‘facilmente’ passar a barreira dos 400 km/h. Aliás, a 24 de março, sozinho, conseguiu testar a moto a 420 km/h. Porém, quando se adiciona um passageiro na traseira da Suzuki Hayabusa turbo, todo o comportamento da moto é alterado e torna-se mais instável pois são dois corpos a movimentarem-se em cima da moto.
É preciso ter em conta que Paul Milbourn não é propriamente um motociclista pequeno, bem longe das dimensões, por exemplo, dos pilotos de MotoGP (pequenos e leves). Com quase 1,90 metros de altura e um peso que atinge os cerca de 90 kg, incluindo equipamento de proteção, Milbourn estará sentado num assento especialmente concebido para esta tentativa de recorde de velocidade.
E para garantir que não cai da moto a alta velocidade, a dupla concebeu um sistema de apoio que consiste na instalação de apoios fixos ao quadro da Suzuki Hayabusa turbo, onde Milbourn se vai agarrar em vez de agarrar no corpo do piloto Jarrod Frost.
Desta forma serão evitados movimentos que possam causar mais instabilidade no controlo da direção da moto, mas também evitar que o piloto abra o acelerador mais do que desejaria por movimentos indesejados do passageiro.
Quanto à moto, Jarrod Frost e Paul Milbourn recorrem à confiável Suzuki Hayabusa. Neste caso uma moto de segunda geração, que foi totalmente preparada pela Holeshot Racing, incluindo, claro, a instalação de um turbo acoplado ao motor quatro cilindros em linha da hiperdesportiva de Hamamatsu. A potência, dizem, ronda os 800 cv!
Já falta pouco para sabermos se de facto teremos um novo recorde de velocidade de moto com passageiro.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!