Joaquim Rodrigues foi o melhor luso no Dakar 2019

Piloto de Barcelos esqueceu o Dakar 2018 e foi o melhor luso em 2019.

Joaquim Rodrigues completou ontem a sua terceira participação no Rallye Dakar. Depois de na edição anterior ter ficado pelos quilómetros iniciais da mítica prova de todo-o-terreno mundial, este ano o piloto português da Hero MotoSports Team Rally voltou a concluir o desafio e, mesmo após alguns contratempos, somou um honroso 17º lugar final e foi o melhor representante das cores lusas.
Cumprindo a décima e última etapa da 41ª edição do Rali Dakar, hoje a caravana rumou a Lima, de onde saiu no passado dia 7 de janeiro, disputando a última centena de quilómetros cronometrados. Joaquim Rodrigues obteve o 12º melhor tempo do dia, a 13m25s do vencedor da etapa e do Dakar 2019 em duas rodas, o australiano Toby Price (KTM).
Recorde-se que o piloto de Barcelos estreou-se em 2017 no Dakar com um 10º lugar final, tendo uma vez mais este ano mostrado velocidade e ritmo para estar nos lugares cimeiros da prova. Alguns contratempos ao longo dos dias comprometeram o resultado final de Joaquim Rodrigues nesta edição, mas o objetivo de terminar foi cumprido.
Joaquim Rodrigues: “Estou muito satisfeito por ter terminado este Dakar, esse era o objectivo principal depois de no ano passado não ter podido continuar. A primeira etapa foi um verdadeiro desafio, lembrou-me muito o acontecimento do ano anterior, mas depois de terminada voltou a confiança e pude desfrutar melhor deste Dakar. Infelizmente tive alguns contratempos, desde uma avaria mecânica logo no início que me fez perder algum tempo e outras situações que me obrigaram a sair sempre muito atrás e no pó dos meus adversários. Tornou-se um Dakar muito perigoso, difícil e que exigiu muita concentração. O objectivo passou a ser unicamente terminar em segurança, fui subindo de ritmo e no final consegui estar sempre em luta pelo Top 10, o que mostra que é possível fazer um bom Dakar com menos problemas e contratempos. Ao terminar esta prova todo o balanço é positivo. Agradeço muito todo o trabalho feito pela minha equipa Hero MotoSports, bem como a todo os patrocinadores e ainda o apoio incondicional de todos aqueles que me acompanharam nesta aventura.”