Joaquim Rodrigues ‘fora’ das contas continua no Dakar

Joaquim Rodrigues é o primeiro piloto luso a continuar em prova aproveitando o 'Joker' do Dakar Experience.

Um problema sem resolução na sua moto ditou o abandono de Joaquim Rodrigues no Dakar 2020. Um abandono prematuro que colocou um ponto final bastante inesperado em todas as esperanças do piloto que está a cumprir o seu quarto Dakar. O recruta da Hero irá no entanto continuar em pista ao abrigo do ‘Dakar Experience’, que autoriza a sua continuação em prova, com classificação nas especiais mas sem figurar na classificação geral.

‘Dia de começo difícil deste Dakar 2020… arranquei com bom ritmo e a andar bem. Ao quilómetro 90 fiz o reabastecimento e… a moto nunca mais pegou… desmontei a moto toda mas não consegui encontrar o problema… mas conseguimos chegar até ao bivouac depois de muitas horas, e com a nova regra do ‘Joker’ permite alinhar no ‘Dakar Experience’ e continuar amanhã. Fora das contas mas junto com os meus colegas para chegar ao final.’

Joaquim Rodrigues vai continuar em prova aproveitando uma novidade no regulamento, o Dakar Experience que permite aos pilotos que não estejam na listas Elite ou Notoriedade ‘jogarem’ um Joker em caso de abandono que não por motivos médicos. Esse ‘Joker’ apenas pode ser jogado uma vez e permite ao piloto regressar á corrida, discutindo a classificação nas especiais e etapas mas ficando fora da classificação geral e final do Dakar. Os pilotos que continuem em prova desta forma não subirão ao pódio dos finalistas do Dakar, passando ao invés numa zona distinta destinada aos que chegam ao final da prova ao abrigo deste ‘Joker’.

Joaquim Rodrigues pode agora ser uma importante ajuda para o ‘cunhado’ na discussão pelos melhores lugares e será certamente esse o ‘papel’ do piloto nas próximas duas semanas.