Joaquim Rodrigues vence o Panafrica Rally

O piloto português Joaquim Rodrigues venceu o Panafrica Rally. Destaque também para Sebastien Buhler que alcançou o terceiro lugar do pódio.

Joaquim Rodrigues vence o Panafrica Rally 2019

O português Joaquim Rodrigues venceu hoje o Panafrica Rally 2019 ao fechar a sexta e última etapa da prova com um tempo acumulado de 16h06:43. O italiano Jacopo Cerutti foi segundo ao averbar um tempo total de 16h18:17.

Joaquim Rodrigues, depois de seis dias de prova e 1500 km percorridos, mostrou-se muito feliz pela sua conquista. De acordo com o piloto: “Estou mesmo feliz por vencer o Panafrica Rally este ano. Isto porque, os últimos anos têm sido difíceis para mim devido às lesões. Ou seja, tem sido difícil recuperar depois do acidente no Dakar 2017. Mas a minha confiança está a voltar e a moto portou-se lindamente. A Hero MotoSports deu-me o melhor para eu fazer o meu trabalho. Portanto, o meu muito obrigado a toda a equipa da Hero MotoSports. Esta vitória é também para eles.”

Quem esteve também em destaque nesta “antecâmara” do Dakar foi o jovem piloto luso-alemão Sebastien Bühler (KTM), que alcançou um brilhante terceiro lugar do pódio. O piloto de 24 anos gastou 16h38m12s para cumprir os 1500 km das seis etapas desta edição de 2019 do Panafrica Rally, cumprindo assim o objetivo traçado inicialmente para esta corrida.

De acordo com Bühler, “a etapa de hoje foi muito divertida. Eu gosto muito de provas disputadas em areia. Portanto, diverti-me imenso já nesta fase final. Sinto-me bem fisicamente. Mas houve dias mais difíceis, muito exigentes e duros, de difícil navegação também, que fazem jus à dureza da prova. Em suma, foi uma ótima corrida. Adorei voltar a competir no Panafrica. Portanto, saio daqui com o sentimento de missão cumprida. O objetivo era preparar-me para o Dakar, aproveitar o melhor possível e passar o maior número de horas possíveis em cima da mota. Portanto foi o que eu fiz. Ainda poder terminar no pódio absoluto, foi a cereja no topo do bolo. Não podia estar mais satisfeito”, referiu Sebastian Bühler após subir ao pódio.

Outros pilotos lusos na prova

Outros portugueses também estiveram em evidência nesta competição que decorreu próximo de Merzouga, em Marrocos. Nomeadamente Mário Patrão (KTM) e Fausto Mota, que concluíram o Panafrica Rally nas 8ª e 9ª posições, respectivamente.

Fora do Top 10, mas muito próximo de integrar esta lista, esteve Pedro Bianchi Prata (Honda), que terminou a edição de 2019 deste Rally Raid na 11ª posição.

Joaquim Rodrigues vence o Panafrica Rally 2019
Joaquim Rodrigues vence o Panafrica Rally 2019

Resultados 6ª Etapa do Panafrica Rally 2019 (provisório)

Resultados 6ª Etapa (provisório)

Outros artigos:

Mário Patrão ajuda pilotos acidentados

Português Sebastian Bühler no Panafrica Rally