Foram cinco os anos em que a Harley-Davidson teve Jochen Zeitz como líder. Depois de um longo período à frente dos destinos da Puma, Zeitz, alemão de 62 anos, foi contratado pela casa de Milwaukee para liderar a marca num período de profunda renovação da sua gama e também de processos de funcionamento.
Zeitz anunciou que pretende sair do cargo de CEO da Harley-Davidson antes mesmo do final de 2025, pelo que a marca americana está já a procurar um substituto, sendo que o atual CEO assume que permanecerá em funções até o substituto ser encontrado. A ideia será garantir que a transição acontece de forma ‘suave’, não causando perturbações no funcionamento da fábrica e também nos projetos que estão a ser desenvolvidos.
Nos cinco anos em que ocupou o cargo de líder dos destinos da H-D, Jochen Zeitz ficou com a complicada missão de renovar a marca, e deixará um legado onde se destaca a rutura com o caminho que vinha a ser percorrido pela Harley nos anos mais recentes antes da sua entrada.
Recordamos que o experiente CEO substituiu Matt Levatich em 2020. Um período bastante complicado devido à pandemia global Covid19, e que o levou a definir um plano de negócios que tinha como ‘espaço temporal’ precisamente os cinco anos seguintes. Período esse que terminará em 2025 e que assinalará a sua saída do cargo.
Procurando reforçar a posição da Harley-Davidson em segmentos mais tradicionais para a marca, Jochen Zeitz liderou uma nova fase de renovação denominada “Rewire”, manteve sempre a suas dúvidas sobre qual o futuro do motociclismo, em particular no que às motos elétricas e combustíveis ecológicos diz respeito, e também foi sob a sua liderança que vimos chegar ao mercado a Pan America 1250, um modelo aventureiro que rompeu com os cânones da Harley-Davidson.
Com os números de vendas da marca a teimarem em permanecer abaixo do nível definido, e numa altura em que, devido às tarifas impostas por Donald Trump, se espera que surjam mais dificuldades e aumentos de custos (e preço das motos americanas), Jochen Zeitz considera que é o momento de ceder a sua posição a alguém que tenha novas ideias e uma visão diferente para o futuro da Harley-Davidson.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!