Menos de um mês depois de ter sido nomeado Membro do Império Britânico, Jonathan Rea entrou no grupo de finalistas da eleição do Desportista do Ano da BBC.
O piloto britânico terminou a eleição no segundo lugar, atrás de Mo Farah, quatro vezes campeão olímpico. Na terceira posição ficou Jonnie Peacock, bi-campeão paralímpico.
A lista inicial era de 12 desportistas, e o facto de Jonathan Rea ter chegado ao trio finalista é bastatnte relevante para o desporto motociclístico, especialmente para as superbikes. Por isso, o tri-campeão mundial estava bastante contente neste final de ano muito bem sucedido para o piloto norte-irlandês.
«Fiquei em choque quando o meu nome foi anunciado, para ser honesto», disse Rea. «Terminar em segundo numa cerimónia que conta com o voto do público deixa-me tão humilde, e tenho que agradecer a todos os que votaram em mim. Tenho a certeza que as contas telefónicas na Irlanda do Norte vão ser altíssimas este Natal. Há tantas super-estrelas na sala, do passado, presente e futuro, e tantos que não chegaram a esta lista final e que mereciam, por isso é uma noite incrível para o desporto pelo qual esta nação deve estar orgulhosa. Estar aqui esta noite para receber este galardão pelo meu desporto, por mim e pelo meu país é incrível, e estou realmente honrado por colocar o motociclismo sob os holofotes», conclui Jonathan Rea na cerimónia onde foi distinguido.