Joquim Rodrigues “enfrenta-se” neste Dakar

O piloto da Hero Motorsports encara este Dakar como uma prova de superação emocional, depois de na edição do ano passado ter visto partir o seu companheiro de equipa, amigo e cunhado Paulo Gonçalves.

JRod procura exorcizar e superar definitivamente a traumática experiência que viveu ao longo do ano 2020, depois de sofrer a perda de Paulo Gonçalves que faleceu após uma queda na 7ª etapa da passada edição da prova.

Joaquim Rodrigues na conferência de imprensa online de antevisão do Dakar 2021, conduzida pelo jornalista Sébastien Piquet, partilhou que “o último ano foi muito duro para mim e para a minha família. Nós perdemos um grande amigo, um parceiro, um colega de equipa, e isso foi mesmo duro. Entrei em depressão profunda depois disso, e ainda estou a tentar sair dela. Decidi voltar ao Dakar para honrar o Paulo e também tentar livrar-me dos meus traumas que tive naquele deserto. O Toby (Price) esteve no local também e viu tudo. Foi muito difícil para nós. Mas tento sair deste buraco e estou a tentar deixar o Paulo feliz e quero deixá-lo orgulhoso”.

O piloto de Barcelos adiantou ainda que “demorou algum tempo até eu decidir voltar à moto e quando o fiz foi estranho. Estava com medo. Senti que já não sabia pilotar. Tive sensações muito estranhas. Felizmente a equipa esteve sempre comigo e começámos a testar uma nova moto e isso ajudou-me a seguir em frente, a focar-me em preparar e testar a moto e isso ajudou-me a esquecer um pouco o que aconteceu. Mas assim que aterrei aqui, as memórias começam a voltar. Esta vai ser dificil para mim concerteza. Mas vou dar o meu melhor para chegar ao final.”

Pode acompanhar Joaquim Rodrigues nas redes sociais em www.facebook.com/jrodrigues108 ou em www.instagram.com/jrodrigues_dk27

Aqui fica o vídeo completo da conferência de imprensa de antevisão do Dakar 2021 que arranca já no próximo sábado (JROD 08:30).