Jorge Lorenzo abandona MotoGP

Jorge Lorenzo anunciou em Valência o final da sua carreira, enquanto piloto profissional de MotoGP.

Motogp, MGP, Mgp, MotoGP

Jorge Lorenzo abandona MotoGP! O GP da Comunidade Valenciana será o último grande momento de Jorge Lorenzo nas pistas do mundial MotoGP. Esta tarde – às 15 horas locais – o piloto espanhol anunciou a sua retirada, numa conferência de imprensa convocada esta manhã no circuito espanhol e onde estiveram não apenas o actual piloto da Honda mas igualmente Carmelo Ezpeleta e praticamente todo o plantel de MotoGP, que foram igualmente ‘convidados’ a estarem presentes num momento que ficou marcado pela emoção da despedida.

Natural de Palma de Maiorca Jorge Lorenzo Guerrero nasceu a 4 de Maio de 1987 com o nome de Giorgio, que alterou quando veio para Barcelona para que o seu nome não soasse a italiano perante os eventuais patrocinadores do jovem que era então protegido de Dani Amatriain, aquele que foi também o seu primeiro ‘manager’. Depois do sucesso nos campeonatos internos, Jorge Lorenzo fez a sua estreia no mundial em 2002, mais precisamente no dia em que cumpriu 15 anos de idade – a idade minima para competir no campeonato – não entrando em pista no primeiro dia daquele GP de Espanha em Jerez de La Frontera porque não tinha ainda a idade necessária.

Nas 125 não conquistou nenhum título mundial e em 46 corridas que realizou na categoria – entre 2002 e 2004 – venceu por quatro vezes. Em 2005 rumou ao campeonato intermédio onde esteve durante três anos, conquistando o título em 2006 e 2007 com as Aprilia e assinando contrato com a Yamaha para se juntar a Valentino Rossi no ano seguinte depois de 17 vitórias e 29 pódios. Desde 2008 na classe maior do campeonato fez um total de 202 corridas onde venceu por 47 vezes, subiu 114 ao pódio, assinou 43 ‘poles’ e 30 voltas mais rápidas para um total de 2896 pontos conquistados. Foi campeão do mundo por três vezes em 2010, 2012 e 2015, todos eles conseguidos com a Yamaha.

As lesões marcaram igualmente a sua carreira e terão sido também uma causa para o abandono agora anunciado no mesmo cenário onde em 2015 se sagrou pela última vez campeão do mundo.