Jorge Viegas e as MotoE

O campeonato MotoE arranca no próximo fim‑de‑semana na Alemanha.

A uma semana do arranque do novo campeonato reservado ás motos eléctricas – que acontecerá em Sachsenring juntamente com a nona prova do mundial MotoGP no próximo fim‑de‑semana  – a estreia do mesmo promete ser alvo de especial atenção e mesmo curiosidade. As Energica Ego Corsa serão as motos a utilizar e depois do teste realizado em Valência onde foi mesmo simulada uma corrida o arranque do campeonato promete ter ainda mais atenção e também preocupação pois algumas quedas registadas deixaram alguns receios no ar.

Jorge Viegas, o presidente da Federação Internacional de Motociclismo, encara com optimismo o arranque deste novo campeonato mas quer acima de tudo recolher dos construtores, em especial os japoneses, qual é a intenção destes em relação aos veículos eléctricos, em especial na competição.

‘Vou estar no Japão aquando das Oito Horas de Suzuka e aproveitarei para me reunir com as marcas japonesas e perceber de que forma estão a encarar esta nova mobilidade. Os primeiros três anos de MotoE serão realizados com as Energica, depois veremos.’ revela o português. A prova alemã será importante para que todos entendam o que é e como será a MotoE, especialmente na pista pois o peso mais elevado das motos e as baterias são desafios não apenas para os pilotos mas igualmente para comissários e equipas de segurança, onde se inclui os bombeiros pois em Valência foi grande a preocupação após as quedas, este último ponto alvo de especial preocupação por parte dos pilotos que se manifestaram que as partidas podem ser momento de risco muito elevado.

Calendário

5 a 7 de Julho – Sachsenring (Alemanha)

9 a 11 de Agosto – Red Bull Ring (Áustria)

13 a 15 de Setembro – Misano (Itália) – Corrida Dupla

15 a 17 de Novembro – Valência (Espanha) – Corrida Dupla