Kawasaki Racing Team não participa nas 8 Horas de Suzuka

Uma das mais fortes equipas que habitualmente luta pela vitória decide não competir. A Kawasaki Racing Team anunciou a ausência nas 8 Horas de Suzuka.

8 horas de suzuka

Um dos maiores eventos do calendário da temporada 2023 do Mundial de Resistência FIM, as famosas 8 Horas de Suzuka, terá, este ano, uma ausência de peso já confirmada! Tudo porque a Kawasaki Racing Team, que habitualmente vemos a brilhar e discutir as melhores posições no Mundial Superbike, anunciou hoje mesmo, 29 de maio, que não estará presente na edição 2023 da prova japonesa de resistência.

A Kawasaki Racing Team emitiu um comunicado bastante conciso onde explica as razões que levaram a tomar esta decisão surpreendente.

A equipa japonesa refere claramente que a participação nas 8 Horas de Suzuka é algo que tem de ser planeado com antecedência, não apenas em termos de logística, mas, principalmente, porque é uma prova especial dentro da competição em duas rodas, e ainda mais para os fabricantes japoneses como é o caso da Kawasaki, pelo que obrigaria a equipa a desviar atenções da sua campanha no Mundial SBK.

8 horas de suzukaTeriam de dividir esforços entre o campeonato onde participam a tempo inteiro com Jonathan Rea e Alex Lowes, e também preparar uma versão especial de fábrica da Kawasaki Ninja ZX-10RR para as 8 Horas de Suzuka. E isso, de acordo com a KRT, significa sessões de teste e desenvolvimento da moto japonesa de acordo com os parâmetros do Mundial de Resistência FIM, e os pilotos de fábrica também teriam de sobrecarregar ainda mais o já de si sobrecarregado calendário do Mundial SBK.

A prova de resistência japonesa, que este ano se realizará de 4 a 7 de agosto no circuito de Suzuka, é sempre um atrativo especial para os fãs do motociclismo de competição, pois têm aqui a oportunidade de ver em ação equipas “especiais de fábrica” que integram pilotos de diversos campeonatos mundiais – principalmente MotoGP ou Superbike –, mas também para as marcas japonesas que têm como “ponto de honra” conseguirem vencer em casa perante o seu público.

A Kawasaki Racing Team, em conjunto com a Kawasaki Heavy Industries, Team Green e ainda a Kawasaki Motors Japão, têm sido uma das equipas em grande destaque nas 8 Horas de Suzuka. Basta recordar a vitória da equipa na edição de 2019.

Porém, e depois de ultrapassados os anos da pandemia Covid-19, e que impediram a realização da prova devido às questões de regras sanitárias impostas pelo governo do Japão, em 2022 a KRT esperava conseguir repetir a vitória, mas acabaram por não o conseguir, e isso também pesou na decisão surpreendente de não marcarem presença em 2023 no circuito de Suzuka.

Abordando o assunto que deixou o paddock do Mundial de Resistência FIM de “boca aberta”, Guim Roda, diretor desportivo da Kawasaki Racing Team, refere que “Competir nas 8 Horas de Suzuka requer tempo e comprometimento de um grande número de pessoas. Pode parecer semelhante às corridas de Superbike – e até usamos pilotos de Superbike como Johnny e Alex – mas esta corrida não é como nenhuma outra e requer o seu próprio programa de testes e preparação além do que já fazemos no Mundial SBK. Quase tudo é diferente e todos precisam de tempo para se adaptar a diferentes parâmetros técnicos e de desempenho para esta corrida. Competir no mais alto nível e ter o sucesso arrancado das mãos não é fácil de se encaixar, então não apareceremos na grelha de partida este ano. O nosso foco em 2023 na KRT agora é 100% no Mundial Superbike. Desejamos a todos os pilotos e equipas envolvidas na corrida de 2023 um evento emocionante e seguro”.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do Mundial de Resistência FIM, campeonato que prossegue em breve com as 24 Horas de Spa Francorchamps e onde milita o piloto português Pedro Nuno, precisamente aos comandos de uma Kawasaki Ninja ZX-10R, mas no caso do luso integrado na estrutura suíça Team Bolliger.