Kenan Sofuoğlu: de piloto a senador

Kenan Sofuoğlu concorreu às eleições gerais da Turquia pelo partido AK e foi eleito senador pela sua região.

Kenan Sofuoglu

Quando no início de Maio anunciou a sua retirada, Kenan Sofuoğlu já estava envolvido na política. O seu sucesso como desportista internacional tornou-o numa verdadeira estrela no seu país e aproximou-o do presidente Recep Tayyip Erdoğan. O agora ex-piloto acabou por concorrer às eleições gerais da Turquia no passado domingo pelo AK, o partido de Erdoğan; o ex-piloto turco foi eleito senador pela sua região de Sakarya.

Sofuoğlu, agora com 33 anos, é o mais bem sucedido piloto do Mundial de Supersport. Conquistou cinco títulos mundiais em 2007, 2010, 2012, 2015 e 2016. O turco foi forçado a retirar-se prematuramente esta temporada por causa das lesões.

Uma vida de sucesso, mas com tristezas

A vida de Kenan Sofuoğlu dava um filme. Foi o primeiro turco a ser bem sucedido no motociclismo mundial. Mas a sua carreira e a sua vida ficaram marcadas pela tragédia. Com apenas 15 anos, Sofuoğlu e a sua família sobreviveram a um forte terramoto que matou 15 dos seus vizinhos em Gölcük. Depois teve que superar a morte dos seus irmãos, também pilotos, do seu pai e do seu próprio filho, com apenas meses de idade.

Em Maio Kenan anunciou que tinha que abandonar a competição, devido às lesões, e arrancou pela última vez para uma corrida em Imola, a 13 de Maio. Foi a sua despedida oficial.

Esperemos que a actividade política de Kenan Sofuoğlu não o afaste definitivamente das competições; ele tem sido o mentor de jovens pilotos turcos como Toprak Razgatlioğlu, Ali Efe Yeğin e os irmãos Deniz e Can Öncü.