Kiko Maria decepcionado na Talent Cup

O jovem português foi penalizado na segunda sessão de treinos cronometrados e obrigado a largar do último lugar da grelha.

O jovem português Francisco (“Kiko”) Maria despediu-se este Domingo da European Talent Cup (ETC) com um desempenho que o próprio considera “aquém do esperado” e que, por isso, quer “esquecer”, para se “concentrar nos novos desafios” que se propõe assumir em 2020.

O campeão nacional da categoria de PréMoto 3 ficou-se pelo 30º lugar entre os 38 pilotos que alinharam na corrida da “série de elite” para a derradeira jornada da competição, no circuito espanhol de Ricardo Tormo, em Valência, não recuperando da penalização que lhe foi imposta, por condução anti-regulamentar, na segunda sessão de treinos cronometrados, no Sábado. Por força da decisão da direcção da prova, largou da última posição da grelha de partida, apesar de lhe ter pertencido o 18º melhor registo das qualificações (1m45,621s) entre os 61 participantes.

“Numa época em que disputei 26 corridas e estive focado em três competições, foi um fim de semana aquém do esperado, até porque estava a melhorar de rendimento de prova para prova”, declarou decepcionado “Kiko” Maria, no final da 11ª corrida pontuável para a taça europeia de motociclismo de velocidade para jovens talentos.

Quanto à corrida deste domingo, o vencedor foi o espanhol Iván Ortola, o mesmo que havia triunfado na dupla jornada portuguesa da ETC 2019, em Abril, no circuito do Estoril. Também autor da ‘pole position’, Ortola ascendeu ao 2º lugar final, atrás de Izan Guevara, consagrado campeão há três corridas atrás, mas em Valência teve de andar sempre nos limites para se impor, por escassos milésimos de segundo, aos seus compatriotas Fermín Aldeguer, Adrián Cruces e Marcos Ruda, que terminaram logo atrás, por esta ordem.