Kiko Maria tenta chegar à Rookies Cup

Kiko Maria tenta chegar à Red Bull Moto GP Rookies Cup pelo segundo consecutivo através das provas de selecção que vão decorrer na próxima semana.

Red Bull Moto GP Rookies Cup

Kiko Maria tenta chegar à Rookies Cup já na próxima semana, no circuito andaluz de Guadix. Será neste traçado que decorrerão as provas de acesso a esta mediática antecâmara da velocidade mundial.

O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria vai voltar a participar, pelo segundo ano consecutivo, nas provas de seleção da Red Bull Moto GP Rookies Cup. Mas desta vez ambiciona “lutar por um lugar nas escolhas finais do júri”. Ou seja, está em causa um “objetivo com um extraordinário impacto no [meu] processo de crescimento”, declarou o recém-consagrado campeão nacional de velocidade da categoria de PréMoto 3 após receber a notícia.

O modelo de apuramento

O evento que juntará os 109 pilotos pré-selecionados, oriundos de 36 países. Decorrerá no circuito de Guadix, na província espanhola da Andaluzia. As provas têm lugar entre terça e quinta-feira da próxima semana. Ou seja, entre 15 e 17 de Outubro. As jovens promessas do motociclismo mundial de velocidade em pista, entre as quais três portugueses, tentarão chegar às opções finais do júri do certame. No final apenas 12 participantes serão seleccionados. Depois, os escolhidos integrarão o lote de 25 nomes que em 2020 alinharão nesta disciplina.

A Red Bull Moto GP Rookies Cup vai para a sua 14.ª temporada, e consiste numa competição para jovens pilotos com muita exposição mediática a nível mundial. Isto porque fazem parte do programa oficial de vários grandes prémios de Moto GP que se realizam na Europa.

Kiko Maria tenta chegar à Rookies Cup aos 15 anos e conta com a sua terceira temporada no motociclismo de competição. Portugal terá igualmente em Guadix outros dois representantes lusos que também procurarão ficar entre os 12 eleitos. São eles Dinis Borges e Rafael Damásio.

A finalizar, recorde-se que até agora, apenas Ivo Lopes, em 2011, conseguiu ser selecionado e disputar, durante uma época inteira, a Red Bull Moto GP Rookies Cup. Antes, Miguel Oliveira, em 2008, participou em três corridas a convite dos organizadores. Venceu duas provas (Donington Park e Assen).