Kiko Maria vence em Jerez corrida da série 2 do ETC

Kiko Maria vence em Jerez uma corrida da série 2, averbando assim neste fim-de-semana a sua melhor prestação na European Talent Cup.

Kiko Maria vence em Jerez

Kiko Maria vence em Jerez de la Frontera uma corrida da série 2, reservada aos concorrentes não qualificados para a série principal, contudo averbando este fim-de-semana a sua melhor prestação na European Talent Cup.

Todavia, a qualificação do representante português na prova acima da competição europeia para jovens talentos ficou comprometida por “contratempo logístico”. Mas depressa a estratégia foi reorientada para o triunfo que se veio a consumar em Jerez de la Frontera, na corrida da série 2 da European Talent Cup (ETC).

O português Kiko Maria vence em Jerez, no circuito espanhol Ángel Nieto, vitória que traduziu, este Domingo, na sua melhor prestação de sempre na taça europeia de motociclismo de velocidade para jovens talentos.

Habituado a alinhar na série acima, reservada aos pilotos mais rápidos nas qualificações, o único representante português na competição mostrou-se “contente pela vitória. Mas, sobretudo, confiante, por sentir que está a progredir de prova para prova e a trabalhar com as pessoas e a estratégia certas tendo em vista o futuro”, declarou, no final, uma semana depois de se ter sagrado campeão nacional na categoria de PréMoto 3.

Contratempo

Com efeito, o piloto da Leopard Impala Junior Team teve uma participação condicionada por um “contratempo logístico”, conforme explicou. No sábado, ao princípio da tarde, durante a segunda sessão de treinos cronometrados, a corrente da sua Honda NSF 250R soltou-se, deixando-o apeado no meio da pista. Isto quando ainda faltavam mais de 25 minutos para o fim da sessão. Mas, aquela que seria uma avaria simples de resolver nas boxes, acabou por deitar por terra a estratégia que tinha definido, e que passava por ir em busca de um registo que lhe assegurasse a qualificação na segunda metade dos 40 minutos previstos. Lamentavelmente, porém, o tempo foi passando e quando a moto regressou às boxes já a derradeira oportunidade para isso tinha terminado.

De acordo com o piloto: “nunca tinha passado por uma coisa parecida. Mas como estou numa fase em que procuro aprender sempre, mesmo com o infortúnio, não me dei por vencido. Com o apoio de toda a equipa, reavaliamos a situação e reorientamos objetivos para a vitória da corrida da série 2. O que, felizmente, se veio a concretizar”, declarou Kiko Maria.

Kiko Maria vence em JerezA corrida

O registo que lhe deu o lugar mais à direita na frente da “grelha” deste domingo foi de 1m52,845s. Um tempo que foi obtido na primeira qualificação, no sábado de manhã, bem cedo, em condições longe das ideais. E na corrida, com 16 participantes, o piloto português nem foi dos mais lestos na saída. Na primeira volta, rodava em 3.º, mas na segunda já tinha subido uma posição. Seguia atrás do espanhol Daniel Mogeda, o mais rápido de todos no arranque. Manteve-se sempre na peugada deste, apesar de se ter chegado a confrontar com uma desvantagem superior a 3,5 segundos. Mas a cinco voltas do fim ultrapassou-o.

Na ponta final, e para acabar com quaisquer veleidades do seu opositor, o piloto apoiado pela Galp e pela Berner imprimiu mais velocidade. Na 15.ª e última passagem pela meta foi-lhe creditada a autoria da volta mais rápida. Ou seja, conseguiu um tempo de 1m52,709s para percorrer os 4423 metros do circuito de Jerez de la Frontera. “Saio daqui feliz e mais forte. Jerez passa a ser um marco na minha carreira, mais um tónico para o meu crescimento”, sublinhou o novo campeão nacional de PréMoto 3, que voltou a “agradecer a todos os que me rodeiam pelo esforço que têm feito para me proporcionar tudo isto”.

Série elite

Entretanto, na chamada “série de elite”, com duas corridas, os triunfos repartiram-se. Ou seja, na primeira venceu o espanhol Izán Guevara. Já na segunda prova foi o brasileiro Diogo Moreira quem subiu ao degrau mais alto do pódio.

Porém, Guevara, o grande dominador da temporada, continuou por lá (foi 3.º na segunda corrida). A pontuar neste fim-de-semana, logrou o título da ETC 2019 quando ainda faltam disputar duas provas.

A próxima é já em Albacete, em 12 e 13 de outubro. Antes, porém, Kiko Maria estará em Navarra, já no próximo fim de semana, para a sexta prova do ESBK. O Campeonato Espanhol Cetelem de Superbike, na categoria de PréMoto3, em que é 6.º classificado.