Kiko Maria voltou a pilotar no Estoril

Após 15 meses de ausência, Kiko Maria cumpre objetivos de recuperação da lesão em pleno Autódromo do Estoril ao realizar as primeiras voltas no Campeonato da Europa de Velocidade (FIM CEV Moto 2).

Kiko Maria, o piloto português que está na antecâmera do MotoGP, fez este domingo uma enorme prova de superação, em pleno Autódromo do Estoril. A jovem esperança de 17 anos cumpriu 14 voltas na primeira corrida do Campeonato da Europa de Velocidade (FIM CEV Moto 2), confirmando assim o seu regresso à competição, após 15 meses de ausência por lesão. Depois da grande vitória assumida na véspera, ao conseguir qualificar-se para as duas corridas deste domingo, o objetivo de prosseguir a sua recuperação em pista, numa estratégia de risco mínimo, foi mais uma vez alcançado.

“Não existe treino que possa substituir a experiência da corrida. Estou a redescobrir músculos que já nem lembrava que existiam; estou a redescobrir o meu ritmo através da dor, mas é uma dor boa, reconfortante, porque significa que estou em pista. E essa é a minha grande satisfação: sentir que posso recuperar em competição, para mais numa moto e categoria novas, e ao lado de grandes pilotos que, como eu, estão a trabalhar para chegar ao MotoGP”, começou por afirmar Kiko Maria. “Sabíamos que a corrida ia ser especialmente difícil, por todo o esforço físico e tensão que implica. Mas mesmo aí rodámos 14 voltas, quando em todo o fim-de-semana não tinha feito mais de cinco voltas lançadas. Tínhamos decidido com a equipa que iríamos parar se me sentisse no limite. Não fazia sentido correr qualquer risco e comprometer o trabalho realizado; e por isso não entrámos também na corrida da tarde. O trabalho possível este fim-de-semana estava feito”. 

Kiko Maria e a equipa Leopard Galp Junior Team adotaram uma estratégia cautelosa durante todo o fim-de-semana, com o objetivo de precaver qualquer contratempo. Na segunda sessão live de sexta-feira, por exemplo, o piloto nem chegou a rodar, devido à forte precipitação e às condições perigosas da pista. O foco estava na qualificação de sábado e em conquistar o direito de voltar à pista, neste domingo, para aí cumprir as voltas possíveis. E assim foi. “A qualificação para as corridas foi uma das vitórias do fim-de-semana. Sempre sem arriscar, e com a moto numa configuração sempre muito conservadora, percebemos onde já podemos rodar. Recuperámos tempo em cada saída para a pista e esse é o princípio que nos orienta o futuro imediato: encarar as próximas corridas passo a passo, com serenidade, sem riscos, em busca do tempo e dos segundos perdidos”, prosseguiu Kiko Maria, encerrando depois: “Foi um fim-de-semana tão duro quanto extraordinário. Rodámos o máximo em pista, com toda a cautela, a tentar aproveitar cada volta para recuperar ritmo e o endurance. Cumprimos esse objetivo, confirmando mais um passo muito importante neste regresso após 15 meses. Recuperar em plena competição é o melhor programa possível. Sentir que posso estar aqui deixa-me muito satisfeito!”.

Agora focado em prosseguir o trabalho de recuperação fora da pista, com o apoio da Fisiogaspar, Kiko Maria tem nova etapa do FIM CEV Moto 2 marcada para o segundo fim-de-semana de Maio, em Valência. “A estratégia mantém-se. O objetivo é continuar a dar bons passos na recuperação, acumulando voltas em pista e baixando tempo volta a após volta. Quero muito dar o melhor seguimento ao trabalho de todos aqueles que me têm apoiado, nomeadamente a minha família, os patrocinadores, a equipa e todos os médicos e fisioterapeutas. Sei por que razão estou aqui. Por isso quero fazer o melhor e continuar a ter a oportunidade de agradecer-lhes”.

Outros artigos:

Apresentado ontem o FIM CEV ESTORIL 2021

FIM CEV 2021 abre no Estoril a 24 de Abril