Kit da Velocity Moto transforma a Yamaha XSR700 numa RD350 YPVS

Os britânicos da Velocity Moto estão de volta com um kit retro. Desta feita para transformar uma Yamaha XSR700 numa RD350 YPVS.

Velocity Moto

As motos retro ou de aspeto clássico estão na moda, com muitos motociclistas a procurarem conduzir uma moto que lhes dá a sensação de uma moto antiga mas com tecnologia recente e fiável. A Yamaha com a sua gama XSR tem conseguido entrar neste segmento de mercado com as suas propostas nas cilindradas 900, 700 e mais recentemente com a chegada da XSR 125 cc. Porém, a empresa Velocity Moto, de Inglaterra, propõe algo mais especial e desenvolveu uma série de kits que replicam a RD350 YPVS.

Para os mais novos e menos conhecedores da história deste modelo, a Yamaha RD350 YPVS foi fabricada de 1983 a 1986. Neste caso com recurso ao Yamaha Power Valve System para melhoria da potência extraída do motor bicilíndrico a dois-tempos.

E agora a Velocity Moto com o seu kit XSR700 YPVS transforma uma convencional Yamaha XSR700 numa réplica dessa moto clássica.

Velocity MotoEste novo kit não é a primeira tentativa da empresa britânica em oferecer aos proprietários das Yamaha XSR algo que lhes permita modificar as suas motos. Na realidade, em 2018, a Velocity Moto apresentou o kit XSR900 LC, composto por diversos componentes que encaixavam numa XSR900 – leia aqui o teste da revista MotoJornal a esta moto.

De acordo com Hag Hughes, o sucesso desse primeiro kit foi enorme e a empresa foi obrigada a fabricar mais peças do que inicialmente previa, tendo de as enviar para clientes em países tão distantes como Austrália ou Nova Zelândia. O sucesso levou a que proprietários de Yamaha XSR700 também quisessem ter algo especial nas suas motos, e a equipa da Velocity Moto acabou por redefinir alguns parâmetros do kit de forma a garantir que as peças e diferentes componentes encaixam na perfeição na “setecentos” da marca de Iwata.

O kit Velocity Moto XSR700 YPVS é composto por carenagem frontal, ecrã dianteiro, subquadro, carenagem traseira, assento e respetiva base de fixação, luz de travão traseiro, guarda-lamas, cava da roda e suporte de matrícula, quilha inferior, e ainda todos os elementos necessários a fixar o kit no seu lugar incluindo suportes, borrachas ou anilhas.

Hag Hughes refere que a peça mais complicada de desenvolver foi o apoio de mãos do passageiro. Uma peça que na realidade é composta por seis elementos separados, e que obrigou a cálculos adicionais para garantir que se enquadrava com o design original do kit réplica da RD350.

Velocity MotoEste kit XSR700 YPVS que replica uma Yamaha RD350 YPVS é comercializado em diversos formatos, dependendo dos desejos do cliente.

A Velocity Moto garante que as peças podem ser montadas pelo próprio cliente em casa, sendo necessário um tempo estimado de cerca de 12 horas para completar a montagem. As peças são enviadas para casa do cliente sem ser pintadas, em preto, mas existe a possibilidade de serem pintadas, o que pressupõe um período adicional de fabrico de quatro semanas.

O preço do kit XSR700 YPVS começa nos 1.427€ (sem pintura), com pintura réplica o valor aumenta para cerca do dobro, e caso o cliente não queira ter o trabalho de “pôr mãos à obra”, a Velocity Moto também se disponibiliza a fazer a montagem na moto por cerca de 700€.

E, caso o cliente procure uma personalização mais profunda, a moto pode ser equipada com componentes como escapes Akrapovic ou Yoshimura, jantes pintadas, quadro lacado, suspensões preparadas pela K-tech ou a centralina com novos mapas de injeção.