Kork Ballington no “Hall of Fame”

O piloto Sul-Americano Kork Ballington viu o seu nome inscrito no “MotoGP Legends Hall of Fame”, por ocasião do GP da Austrália realizado em Phillip Island.

Campeão do Mundo por quatro vezes – venceu títulos duplos em 1978 e 1979 nos Campeonatos do Mundo de 250 e 350, Kork Ballington é um dos grandes nomes do motociclismo de competição e a prová-lo o facto de a partir de agora constar “Hall of Fame”.

Foi no GP da Alemanha do Leste em 1976 que o piloto subiu pela primeira vez ao pódio, ao registar um segundo lugar na corrida do Campeonato do Mundo de 250, para na corrida seguinte daquele ano averbar a sua primeira vitória. Foi no GP de Espanha, onde mostrou toda a sua qualidade de competição, numa época em que tudo era bem diferente de agora. No ano seguinte subiu mais umas quantas vezes ao pódio, tendo conseguido algumas vitórias – a primeira em 250 em Silverstone, o que lhe valeu ser visto com outros olhos pela concorrência.

Na época de 1978, começou a época fora dos pódios, mas venceu o GP da Austria em Salzburgring, assim como o GP das Nações realizado no traçado italiano de Mugello, proeza que repetiu na Finlândia e em Brno. No final do ano, quatro vitórias nas 250 e seis nas 350, o que o coroou como duplo vencedor.

Em 1979, a época foi semelhante, com o sul-africano a levar a sua Kawasaki aos lugares maias altos do pódio. Sete vitórias nas 250 e cinco nas 350 valeram-lhe bisar os referidos títulos. No ano seguinte, Kork Ballington centrou as suas pretensões nas 250 e nas 500cc, tendo sido um dos pilotos da frente na categoria mais baixa, ao passo que nas 500 andou quase sempre no top ten.

As idas ao pódio chegaram em 1980, quando terminou nas 250cc os GP da Holanda e Finlândia. Retirou-se da competição no final da época, vendo agora o seu valor reconhecido na Hall of Fame, onde constam igualmente os nomes de Giacomo Agostini, Mick Doohan, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Anton Mang, Angel Nieto, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Carlo Ubbiali, Alex Crivillé, Franco Uncini, Marco Lucchinelli, Randy Mamola e de Nicky Hayden.