Pese embora continuemos a assistir a todos os desenvolvimentos associados à situação financeira do grupo austríaco, e que inclusivamente levaram à saída de Stefan Pierer do cargo de CEO, a KTM continua a revelar uma enorme vitalidade no que à apresentação de novidades diz respeito. E as mais recentes são as 125 Enduro R e 390 Enduro R.
Mantendo o conceito base da gama Enduro R, que até agora era representada em exclusivo pela 690 Enduro R, a casa de Mattighofen, preparou dois novos modelos que se apresentam como opções para uma utilização na ‘selva’ urbana ou nos verdadeiros trilhos de todo-o-terreno.
A gama cresce com a chegada das 125 Enduro R e 390 Enduro R. Estes modelos contam com suspensões de curso mais longo, uma combinação de jantes de raios nas medidas 21 e 18 polegadas combinadas com pneus Metzeler Karoo 4, um painel de instrumentos TFT minimalista, e até mesmo a possibilidade de desligar por completo o ABS para aqueles momentos de condução off road mais exigente.
Os dois modelos apostam num formato compacto e um perfil esguio. Isso foi conseguido graças à utilização de um depósito de apenas 9 litros de combustível, fabricado em metal, que combina com os plásticos ao melhor estilo das motos de enduro mais modernas. Os grafismos são embutidos nos plásticos para um acabamento mais resistente.
Tanto a 125 Enduro R como a 390 Enduro R são baseadas no motor LC4c (c de compacto). Um motor monocilíndrico que se destaca pela sua leveza, que foi estreado recentemente na gama naked, as conhecidas Duke.
Um monocilíndrico profundamente redesenhado nos seus componentes internos de forma a cumprir com as mais rigorosas normas de homologação, em particular no que diz respeito à cabeça do cilindro, mais pequena e ajuda a reduzir a altura do motor, termostato montado diretamente na cabeça do cilindro para um controlo térmico otimizado, e à caixa de velocidades, que já estão prontos para cumprir com as metas do Euro 5.2.
Novos injetores estão agora posicionados num novo ângulo e injetam a gasolina diretamente nas válvulas de admissão, sendo que conseguem também garantir uma melhor pulverização do combustível para uma combustão mais ‘limpa’. A caixa de ar é exclusiva desta gama Enduro R, e o sistema de escape em aço inox permite reduzir o peso em 2 kg e não requer uma ponteira particularmente grande.
Esta unidade motriz, de acordo com a KTM, garante uma performance adaptada a uma condução polivalente e entusiasmante, sendo que os intervalos de manutenção ocorrem a cada 10.000 km, sendo que a verificação da folga das válvulas acontece a cada 20.000 km.
No que diz respeito à ciclística, as novas 125 Enduro R e 390 Enduro R contam com a mais recente geração do quadro misto, em treliça, de duas partes, também estreado nas Duke.
Mas, neste caso a KTM introduz alterações na sua geometria, nomeadamente ao nível do ângulo da coluna de direção, instalação de mesa de direção em combinação com apoios de guiador de 25 mm de altura, e ainda uma rigidez estrutural otimizada para uso off road.
O braço oscilante foi concebido em exclusivo para estas mais pequenas Enduro R, e depois encontramos algumas diferenças no que às suspensões diz respeito.
A 390 Enduro R conta com forquilha de bainhas com 43 mm, que permite a afinação da compressão e extensão em 30 clicks. No caso da 125 cc, a KTM opta pela mesma forquilha, mas sem permitir alterar as afinações de fábrica. No eixo traseiro está instalado um amortecedor WP APEX, com 230 mm de curso, sendo que na 390 é possível afinar a extensão em 20 clicks. Em ambas as versões é possível ajustar a pré-carga com recurso a ferramenta.
E temos ainda um sistema de travagem ByBre, com destaque para os discos de 285 mm à frente e 240 mm atrás.
Por fim, e porque estamos perante motos modernas, a KTM permite que o condutor da 390 Enduro R selecione vários modos de condução. O mais destacado será o Off Road, que permite que a roda traseira deslize mais do que no modo Street. Será ainda possível desligar o controlo de tração por completo.
No caso da 125 cc não existem modos de condução à escolha, embora ambas as Enduro R mais pequenas da gama partilhem o painel de instrumentos TFT minimalista, com novo método de construção para garantir melhor leitura mesmo em condições de luminosidade intensa, sendo que o condutor poderá controlar todas as informações apresentadas através de um novo joystick de 4 vias.
E temos ainda de destacar a possibilidade de conectar o smartphone à moto, quer na 125 como na 390 cc.
Galeria de fotos KTM 125 Enduro R e 390 Enduro R
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!