KTM 1290 Super Adventure S – Renovada para ir mais longe!

A nova KTM 1290 Super Adventure S mantém grande parte das suas qualidades intocadas, mas apresenta-se renovada para ir mais longe!

1290 super adventure s

Em Mattighofen acreditam que a sua maxitrail mais vocacionada para grandes viagens em pisos de asfalto apresenta os argumentos necessários para convencer e vencer a muita concorrência. É por isso que a nova KTM 1290 Super Adventure S para 2023 não recebe alterações profundas. Em vez disso a marca austríaca aposta no refinamento de alguns detalhes de forma a manter esta Super Adventure S na luta pelo trono do segmento.

Esta moto apresenta de série uma lista de características e equipamento que praticamente responde a qualquer necessidade dos motociclistas mais aventureiros.

A KTM 1290 Super Adventure S corresponde às expectativas dos motociclistas que desejam sentir potência graças ao seu motor bicilíndrico em V, o famoso LC8, capaz de gerar nesta versão Euro5 uma potência de 160 cv e 138 Nm de binário máximo. Números suficientes para certamente enfrentar, sem receios, qualquer viagem, mesmo se o proprietário adicionar peso de malas carregadas de bagagem.

1290 super adventure sA suportar todo o conjunto está um quadro tubular CroMoly a formar uma estrutura tipo treliça.

De acordo com a KTM, o quadro da 1290 Super Adventure S foi especificamente afinado, quer na sua geometria, quer também ao nível da rigidez estrutural, para garantir que o condutor desta moto de grande porte usufrui de uma condução mais descontraída de forma a percorrer grandes distâncias sem qualquer esforço.

Convém destacar que para percorrer quilómetros sem ter de parar frequentemente para abastecer, a KTM instala na nova 1290 Super Adventure S um depósito de combustível com capacidade para albergar nada menos do que 23 litros de gasolina, sendo que o depósito apresenta a curiosidade de estar dividido em três secções.

1290 super adventure sNas grandes viagens, e principalmente quando circular a velocidades mais elevadas beneficiando de toda a força gerada pelo motor LC8, o condutor da 1290 Super Adventure S vai também sentir as melhorias ao nível da proteção aerodinâmica. A KTM redesenhou o para-brisas dianteiro, para além de também ter alterado o mecanismo de ajuste de altura de forma a permitir o ajuste mais fácil do mesmo.

Aliás, o condutor desta maxitrail vai sentir que a KTM de facto pensou no conforto e facilidade de utilização nos mais diversos detalhes.

Por exemplo, o subquadro foi trabalhado de forma a posicionar o assento a uma altura do solo mais baixa (869 mm ou 849 mm). Outro exemplo desta atenção da marca para com o condutor é o redesenhado sistema de GPS que pode ser visualizado no ecrã TFT de 7 polegadas a cores. Para 2023 o sistema permite visualizar novas informações com indicações Turn-by-Turn+ e adaptar o percurso de forma mais imediata através de “waypoints”, inclusivamente recorrendo à app KTM Connect.

Refira-se também que todos os controlos do sistema, localizados nos comutadores dos punhos no guiador, são iluminados, o que facilita a vida do condutor mesmo quando a luminosidade exterior é reduzida.

1290 super adventure sE tudo isto não esconde o facto da nova KTM 1290 Super Adventure S estar recheada de opções eletrónicas.

Graças a uma plataforma de medição de inércia Bosch 6D (seis eixos), esta proposta de Mattighofen disponibiliza diversos modos de condução pré-definidos, mas ajustáveis, controlo eletrónico das suspensões WP com função semi-ativa, ajuste automático da altura da moto, controlo da pressão dos pneus ou ainda a função anti afundamento que garante que a 1290 Super Adventure S se mantém nivelada a todos os momentos.

Convém também não esquecer que esta moto está equipada de série com radar dianteiro, que permite desfrutar do cruise control adaptativo.

Para além de manter o motor a uma determinada rotação e velocidade, o sistema utiliza o radar para “ver” a estrada à frente, ajustando rapidamente a velocidade da 1290 Super Adventure S de forma a equiparar-se com o veículo à sua frente, evitando colisões ou a obrigação do condutor ajustar a velocidade de forma manual.

1290 super adventure sPor último, mas também importante, a KTM realça o trabalho feito pelos designers ao nível das cores e esquemas gráficos. Para o próximo ano a 1290 Super Adventure S, que estará disponível nos concessionários a partir de janeiro de 2023, pode ser adquirida na cor laranja e preto com subquadro laranja, ou para quem prefere algo mais discreto a KTM criou a opção cinza com subquadro branco.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par de todas as novidades do mundo das duas rodas para 2023. A não perder!

Galeria de fotos KTM 1290 Super Adventure S