KTM 1290 Super Duke RR – O regresso da fúria laranja

A KTM decide recuperar a versão mais furiosa da sua hypernaked. Eis a nova 1290 Super Duke RR limitada a 500 unidades em 2023.

1290 super duke rr

No seguimento do sucesso de vendas que foi a versão de 2021, a KTM acaba de anunciar a chegada ao mercado de uma segunda versão de 2023, também de produção em número extremamente limitado, da variante mais furiosa da sua hypernaked, a KTM 1290 Super Duke RR.

E para realçar as mais-valias desta nova 1290 Super Duke RR a marca “laranja” faz questão de destacar os seguintes números:

– Motor bicilíndrico LC8 com 1301 cc

– Potência de 180 cv

– Binário máximo de 140 Nm

– Peso do conjunto de 180 kg

Isto significa que a hypernaked apresenta, entre outras coisas, uma relação potência / peso de 1:1!

1290 super duke rrA grande novidade nesta KTM 1290 Super Duke RR de 2023 é a sua decoração. Com o quadro tubular a manter a habitual cor laranja que associamos à casa de Mattighofen, as poucas carenagens da RR são agora cobertas com recurso a preto brilhante ou mantendo a fibra de carbono mate à vista. Pequenos detalhes gráficos em laranja acentuam a atitude musculada e furiosa desta naked.

Nascida para ser a forma mais agressiva da naked que ficou conhecida mundialmente como “A Besta”, a 1290 Super Duke RR dá uso a um pacote eletrónico completo. De série está equipada com os modos de condução para uso em estrada, disponibilizando ainda os modos mais vocacionados para pista, denominados de Track e Performance.

Com um peso a cheio que é nada menos do que 11 kg menor do que a Super Duke R EVO, o que realça bastante o trabalho realizado pelos engenheiros austríacos durante o processo de “cura de emagrecimento” desta hypernaked, a 1290 Super Duke RR apresente componentes de ciclística especificamente selecionados de forma a maximizar as suas capacidades dinâmicas.

1290 super duke rrNeste caso destacamos as suspensões. Tanto à frente como atrás são assinadas pelos especialistas da WP, como seria expectável, com uma forquilha Apex PRO 7548, totalmente ajustável, a pontificar no eixo dianteiro, enquanto o amortecedor Apex PRO 7746 toma conta dos movimentos de oscilação da traseira.

Em ambos os casos a KTM ajustou as afinações para se adaptarem melhor às necessidades de uma moto mais leve, mas que muitas vezes vai ser desfrutada em circuito, o que corresponde a uma maior exigência para as suspensões WP Apex PRO.

A WP também fornece o exclusivo amortecedor de direção, que permite que o condutor da 1290 Super Duke RR afine o seu funcionamento, de forma manual, e recorrendo a nada menos do que 30 “clicks” de ajuste.

A fibra de carbono é um material utilizado extensivamente neste modelo.

A este nível, destacamos o subquadro em fibra de carbono, que forma uma traseira única, monoposto, e que contribui para dotar esta KTM de uma imagem bastante mais agressiva. Nessa traseira encontramos as luzes de travão LED incorporadas nos intermitentes, com a marca a disponibilizar as luzes de travagem de emergência como equipamento de série.

1290 super duke rrA ponteira de escape é fornecida pela Akrapovic, mas se o cliente assim o desejar, a marca eslovena disponibiliza, através dos concessionários KTM, um sistema de escape completo em titânio, desenvolvido especificamente para extrair a máxima performance do motor bicilíndrico que equipa a 1290 Super Duke RR.

Refira-se ainda que, ao receber a sua moto, o proprietário será presenteado pela KTM com uma caixa exclusiva fabricada em fibra de carbono, e que serve para guardar as chaves da moto em total segurança.

A nova KTM 1290 Super Duke RR está já disponível para aquisição nos concessionários oficiais da marca, mas apenas alguns concessionários estão autorizados a aceitar reservas para este modelo de produção limitada a 500 unidades para todo o mundo. Para saber qual o concessionário KTM mais perto de si e contactar para mais informações sobre esta novidade furiosa apenas tem de clicar aqui .

Galeria de fotos KTM 1290 Super Duke RR

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!