KTM 490 Adventure chega em 2022

A KTM e a Husqvarna vão ter uma gama de estrada e outra trail com um motor bicilíndrico de 500 cc no decorrer de 2022.

Em 2019, antes da pandemia, já aqui tínhamos noticiado que a marca austríaca contava lançar uma gama bicilíndrica com 500 cc, entre as quais a variante KTM 490 Adventure. E como vê esse plano Stefan Pierer, dono do emblema Mattighofen, depois do surgimento em 2020 da crise mundial provocado pela COVID-19?

Numa longa entrevista conduzida pelo nosso correspondente Alan Cathcart, o CEO do Grupo Pierer Mobility AG partilhou a sua visão das tendências de mercado para o momento actual em que vivemos, bem como para lá da crise pandémica e garante que este problema de proporções mundiais só fez acelerar os planos para o desenvolvimento de produtos em torno de um novo bicilíndrico de 500 cc. Tal se justifica se olharmos para os números actuais de vendas nas baixas e médias cilindradas, que mostram estar cada vez mais a ganhar terreno às gamas superiores.

Bicilíndrico de 500 cc da KTM será idêntico ao da 890

Considera o CEO da KTM que os veículos de duas rodas com motor tornaram-se num meio de transporte chave na mobilidade urbana, e um forte impacto virá de produtos eléctricos até aos 12 kW. Estes serão a força-motriz do futuro. Nos segmentos de maior cilindrada, certamente que as marcas premium com produtos muito especiais vão sobreviver – mas para os recém-chegados já não há lugar no mercado.

O patrão de Miguel Oliveira observa ainda que, nos mercados desenvolvidos, o patamar de 500 cc será cada vez mais importante como moto da categoria A2. E por outro lado, nos mercados emergentes, esta cilindrada tornar-se-á num segmento premium.

Stefan Pierer adiantou que em 2022 chegarão ao mercado diversas propostas equipadas com um novo bicilíndrico de 500 cc (idêntico ao da 890), unidade que está a ser desenvolvida pela parceira Bajaj, em Pune, Índia, nomeadamente para versões Duke e Adventure nas gamas da KTM, bem como para modelos da Husqvarna.

A entrevista a Stefan Pierer, proprietário da KTM, encontra-se na edição Nº 1485 da Motojornal em https://fast-lane.pt/produto/motojornal-1485/

 

Outros artigos:

Entrevista Stefan Pierer, proprietário da KTM

KTM 490 Adventure será realidade?