O processo de recuperação das atividades da KTM AG continua a evoluir, procurando a empresa austríaca manter-se fiel aos planos traçados em conjunto com os inúmeros credores. Porém, nem tudo está a correr bem, e na mais recente atualização do processo de recuperação da empresa austríaca, o seu CEO, Gottfried Neumeister, que substituiu Stefan Pierer, confirmou que a produção de motos vai novamente ter de parar!
Em Mattighofen a KTM AG pretende ter as quatro linhas de produção em funcionamento pleno. Porém, a marca está a sofrer com a falta de componentes que são imprescindíveis para garantir que a produção de motos se mantém ativa.
A confirmação de nova paragem de produção da KTM AG foi dada pelo grupo Pierer Mobility AG na manhã desta quinta-feira, 24 de abril, revelando que a paragem vai iniciar-se já a 28 de abril, na próxima segunda-feira. Depois de apenas sete semanas a trabalhar após o recomeço da produção a 17 de março, a fábrica de Mattighofen vai voltar a desligar as máquinas e os seus trabalhadores ficarão novamente em modo ‘pausa’.
Neumeister já tinha revelado aos trabalhadores da necessidade de interromper a produção de motos da KTM devido à falta de componentes, o que acontece após a empresa ter chegado a acordo com os trabalhadores para reduzir o horário semanal para 30 horas, com a consequente redução nos ordenados. Esse acordo laboral será válido de 1 de maio até 31 de julho.
Uma questão importante que leva agora a esta situação está relacionada com o processo de insolvência que se iniciou no final do ano passado.
Quando foi dado início ao processo de insolvência da KTM AG, a empresa ficou impedida de realizar encomendas de todo o tipo de peças e componentes usados para fabricar as motos. Estamos a falar de peças e componentes não fabricados pela própria empresa, e sim os que são adquiridos a fornecedores externos.
Esses fornecedores externos, com receio de continuar a produzir as peças e componentes para uma KTM AG que poderia desaparecer, optaram por parar a produção, evitando assim acumular perdas maiores pois não tinham a garantia de que iriam receber o dinheiro de pagamento dessa produção de peças e componentes.
Com o recomeço da produção de motos em Mattighofen a 17 de março de 2025, alguns fornecedores não tiveram a capacidade para responder aos pedidos da KTM AG, sendo que, alguns fornecedores asiáticos estão mesmo a demorar 20 semanas para satisfazer as encomendas! E convém não esquecer que, provavelmente, exigem à KTM AG o pagamento antecipado das encomendas em vez de permitirem os pagamentos em prazos alargados como antigamente.
Ao nível dos pagamentos, que envolvem muitos milhões de euros, convém também destacar que a Pierer Mobility AG confirmou agora que o processo que permitirá aos investidores entregar garantias financeiras que contemplam o pagamento de quase 600 milhões de euros não está ainda finalizado. Recordamos que este valor terá de ser entregue ao administrador de insolvência até ao próximo dia 23 de maio.
Esse pagamento terá, de acordo com o que ficou definido na negociação com os credores, de ser posteriormente confirmado pelo Tribunal que está encarregue do processo de insolvência da KTM AG. Esse comprovativo de pagamento está previsto para início de junho.
Sabe-se que a Bajaj Auto, um dos investidores que está a participar no processo de recuperação da marca austríaca, transferiu já 150 milhões de euros. Porém, estão ainda em falta muitos outros milhões de euros para que o processo fique concluído legalmente. Este assunto certamente dominará grande parte das atenções dos participantes na Assembleia Geral Extraordinária que vai acontecer já a 25 de abril.
A previsão de Gottfried Neumeister aponta para que a produção de motos KTM na fábrica em Mattighofen possa estar a funcionar em pleno nas quatro linhas de montagem a partir de 27 de julho.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!