KTM desenvolve cruise control adaptativo e detector do ângulo morto

A KTM continua a desenvolver novos sistemas que aumentam a segurança das suas motos. Agora é a vez do cruise control adaptativo e do detector do ângulo morto.

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O BSD detecta um carro no ângulo morto e avisa através de um LED no retrovisor correspondente, uma luz no painel TFT e um sinal sonoro

A KTM divulgou esta semana que continua a desenvolver novos sistemas para as suas motos. Neste momento está a trabalhar num cruise control adaptativo e num detector de ângulo morto.

A KTM foi a primeira a usar um cornering ABS; chamou-lhe Motorcycle Stability Control, e foi instalado na 1190 Adventure de 2014. Em pouco tempo, esse tipo de ABS chegou a muitos outros modelos de outras marcas.

A pensar na segurança

A KTM continua a trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias a pensar na segurança. Neste caso, para evitar colisões, a KTM está a trabalhar num cruise control adaptativo e num detector de ângulo morto.

Ambas as tecnologias são já comuns nos automóveis; estão agora a dar os primeiros passos nas motos, cujas características e requerimentos são diferentes.

No caso do cruise control adaptativo (ACC, Adaptive Cruise Control), este é uma evolução do habitual cruise control. O ACC, para além de manter a velocidade programada pelo condutor, este pode também configurar a distância mínima para viatura à sua frente. Sempre que esta distância é atingida, o ACC desacelera ou, se for necessário, acciona o travão dianteiro. O objectivo é que na versão final o ACC seja capaz de reagir mais rápido que o condutor nestas situações.

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O ACC evita automaticamente que nos aproximemos demasiado da viatura da frente, em situação de auto-estrada ou estrada aberta

Ver sem olhar

Quanto ao detector do ângulo morto (BSD, Blind Spot Detection), o objectivo é avisar o condutor da presença de viaturas perto de si, mas fora do ângulo de visão dos espelhos retrovisores. O sistema ajuda a detectar aquele carro que só teríamos visto se tivéssemos virado a cabeça, olhando por cima do ombro.

O BSD evita assim que tenhamos que virar a cabeça. Na presença de uma viatura no ângulo morto, um LED acende-se no espelho retrovisor do respectivo lado; ao mesmo tempo, uma luz de aviso liga-se no painel de instrumentos TFT, acompanhada de um aviso sonoro.

Ao contrário do ACC, o BSD não é inédito nas motos: a BMW oferece o Assistente Side View (SVA) como opcional na sua maxi-scooter C 650 GT.

Para já, este sistemas estão ainda numa fase protótipo. Estão montados numa KTM 1290 Super Adventure, e prevê que cheguem ao mercado nos modelos de 2021. A KTM garante que estes são apenas dois dos sistemas em que está trabalhar para o futuro.

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Ambos os sistema usaram vários sensores

Ambos usam uma série de sensores que monitorizam e analisam os dados necessários para entrar em acção. Por exemplo, o BSD usa um radar de curto de curto alcance para detectar objectos em redor da moto.

Gerald Matschl, Vice Presidente do departamento de pesquisa e desenvolvimento da KTM explica: «Como empresa, a KTM está empenhada em melhorar a segurança dos motociclistas e também a reduzir os acidentes. Temos ainda muitos desenvolvimentos e muitos milhares de quilómetros para testar estes sistemas no mundo real, antes de poderem ser implementados em motos de produção. Mas estão a chegar num futuro próximo e certamente farão a diferença.»

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Gerald Matschl, Vice Presidente do departamento de pesquisa e desenvolvimento da KTM